Política

há 1 hora

Valdemar diz que Jair Bolsonaro pode ser 'forte candidato' à Presidência em 2030

Para Costa Neto, caso Flávio Bolsonaro seja eleito, vai garantir liberdade do pai

05/10/2026 às 15:52 | Atualizado 05/10/2026 às 15:36 Metrópoles, parceiro do TopMídiaNews
Valdemar cita nome de Bolsonaro - Reprodução Metrópoles

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro é um ''forte candidato'' para disputar a Presidência da República em 2030 pelo partido. 

''O Flávio se elegendo presidente da Republica, ele vai liberar o Jair Bolsonaro. Eu não tenho dúvida disso. O Jair Bolsonaro pode ser um forte candidato daqui a quatro anos. O povo vai querer Jair Bolsonaro'', disse Valdemar à CNN. 

Segundo Costa Neto, Flávio Bolsonaro (PL), caso seja eleito, vai garantir a liberdade do pai, preso em regime domiciliar.
Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses devido à trama golpista, cumpre pena em prisão domiciliar desde 27 de março para prosseguir tratamento de saúde após broncopneumonia bacteriana bilateral. 

O prazo estabelecido para análise de continuidade da medida foi de 90 dias. Porém, nesse período, Bolsonaro teve uma arma apreendida com um militar do Exército durante uma blitz da Polícia Militar no Distrito Federal na semana passada, como mostrou o Metrópoles, na coluna de Mirelle Pinheiro.

Encontros com aliados

Um dia após o primeiro turno das eleições presidenciais, os candidatos Flávio e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúnem com aliados, nesta segunda-feira (5/10), a fim de discutir estratégias para a próxima fase do pleito.

Com 100% das urnas apuradas, o filho do ex-presidente terminou à frente da disputa, com 47,03% dos votos, contra 45,16% do petista.

Como mostrou o Metrópoles, Flávio se encontra com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no fim do dia, em Brasília (DF). Reeleito com 62,65% dos votos, o chefe do Executivo paulista pretende se concentrar na campanha presidencial do senador.

Lula também reúne o núcleo da campanha nesta segunda. O presidente acompanhou a apuração em São Paulo (SP). Ele retorna à capital federal no início da tarde, quando deve receber aliados com o objetivo de debater estratégias para o segundo turno.