Campo Grande

há 56 minutos

Atraso e perda de documentos marcam primeiro dia do Enem em Campo Grande (vídeo)

Estudantes enfrentaram imprevistos na chegada aos locais de prova neste domingo; candidata usou boletim de ocorrência após extraviar identidade

08/11/2026 às 12:19 | Atualizado 08/11/2026 às 12:33 Diana Christie e Méri Oliveira
Alice Assis

O primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) movimentou escolas e universidades de Campo Grande neste domingo (8). Os candidatos enfrentam as avaliações de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação em meio a imprevistos que marcaram o acesso aos locais de exame.

Na Avenida Ricardo Brandão, o fechamento dos portões transcorreu com tranquilidade. Uma estudante, porém, precisou recuperar a identidade esquecida logo após o encerramento do horário oficial. A reportagem flagrou o momento em que o documento foi repassado à candidata por cima da grade de uma universidade.

A pressão por uma vaga no curso de Medicina somou-se a um susto de última hora para Ana Carolina. Momentos antes de entrar no prédio, ela notou a perda do documento. Para conseguir realizar a prova, a jovem apresentou um boletim de ocorrência aos fiscais. "Extraviei meu RG agora, mas vai dar certo, peguei o boletim de ocorrência", explicou na entrada.

A candidata realiza o exame pela segunda vez. Visivelmente nervosa com o incidente e a forte concorrência, ela tentou afastar a ansiedade antes da avaliação. "Acho que é normal, né? Vai passar, vai ficar tudo bem", disse.

O dia terminou mais cedo para outro candidato, barrado pelos portões fechados na mesma avenida. Abordado na calçada, o jovem negou que o atraso tenha ocorrido em virtude do trânsito ou de confusão com o fuso horário de Mato Grosso do Sul. "O fuso horário eu estava ciente, tudo certinho, mas acabei chegando atrasado realmente", resumiu.

O rapaz já concluiu o ensino médio e prestará o exame mais uma vez no ano que vem. Questionado sobre qual graduação almeja fazer, ele admitiu não ter um objetivo definido. "Ainda não sei, tentando descobrir", revelou.