Cidades

19/11/2013 15:00

Líderes dos Produtores Rurais opinam sobre manifestação na Funai

Conflitos indígenas

19/11/2013 às 15:00 | Atualizado Aline Oliveira
Divulgação


Um dos líderes do movimento dos produtores rurais, o pecuarista Ricardo Bacha, proprietário da fazenda Buriti, em Sidrolândia comentou a manifestação feita esta manhã (19), de um grupo de proprietários de fazendas na região do Conesul, na sede da Funai em Campo Grande.


"A manifestação de hoje foi espontânea coordenada pelos proprietários de Dourados e região, indignados com a inércia do governo federal. Acredito que situações como esta fortalecem nosso movimento e pressionam uma definição, porque a situação está se complicando cada vez mais e pode sair do controle em breve", alertou Bacha.


Já o produtor Vanth Vanni reforçou que a invasão é justa, já que os índios fazem o mesmo e não sofrem punição. "Até agora quem saiu invadindo tudo foram os indígenas e nós tivemos que esperar. O pior é que o poder judiciário está de braços cruzados e nada é definido", desabafou.


O fazendeiro ressaltou que só por um 'milagre' a União irá resolver a questão dos conflitos até 30 de novembro. "Se não acontecer uma decisão urgente temo que a situação possa ficar semelhante ao Oriente Médio, temos que evitar isso a qualquer custo", declarou Vanni.