30/11/2013 07:30
WhatsApp é meio rápido para fazer negócios na Capital
Comunicação
São 10 horas da noite. O empresário Juarez Regiori deveria estar fechando as portas da academia onde é proprietário para descansar. Com o smartphone na mão, é o momento de responder aos clientes que perguntam sobre os horários dos treinos do próximo dia. "Amanhã o Muay Thai começa às 19h, não vá se atrasar, esteja aqui no horário", digita o empreendedor de 22 anos.
Hoje, no mundo inteiro. são mais de 200 milhões de pessoas que trocam mensagens através do aplicativo, que custa US$ 0,99 para IPhone e que será cobrado o mesmo valor para Android a partir do ano que vem. Muito utilizado pelos jovens, o WhatsApp teve sua ascensão no ano de 2013 entre os usuários da Capital. Para muitos, o aplicativo substitui as antigas mensagens de texto, ou SMS. A diferença é que a comunicação pelo widget se estabelece através da internet, ao invés das redes GSM como numa chamada. Mas isso você deve estar careca de saber.
A novidade é a praticidade desse tipo de comunicação, já que, diferente do computador, o celular está sempre com o dono. Os empresários mais tecnológicos de Campo Grande já aderiram ao aplicativo como forma de manter o contato direto com os clientes.
"A utilização do WhatsApp na minha academia funciona com o atendimento, fazemos a divulgação de nossos serviços na internet e disponibilizamos o número para que entrem em contato com maior facilidade", explica Juarez.
Por outro lado, há quem ganhe dinheiro atendendo ao clientes durante a madrugada. A empresa Clickbeer Delivery vende bebidas alcoólicas pelo site, telefone ou WhatsApp, e entrega na casa do consumidor. "As pessoas geralmente estão em festas e não podem fazer ligações por causa do barulho, é aí que a gente entra", salienta Naelson Rodrigues, gerente operacional do empreendimento.
É uma questão de praticidade que tem mudado toda estrutura de algumas companhias surgidas recentemente. E pelo que tudo indica, o segmento está crescendo cada vez mais na Capital. "Tem dias que 100% dos atendimentos é feito pelo aplicativo", relata Naelson.