Interior

04/09/2015 08:15

Segunda fase da operação Tekoha tem início em Dourados

04/09/2015 às 08:15 | Atualizado Dany Nascimento
Foto: Divulgação

A segunda fase da Operação "Tekoha" (lugar físico) foi deflagrada hoje (4), na Reserva Indígena de Dourados pela Polícia Federal do município. Segundo o Dourados Agora, estão sendo cumpridos 19 mandados de busca e apreensão expedidos pela 1º Vara Criminal contra o crime de tráfico de drogas.

As aldeias contam com a presença de 100 policiais da Polícia Federal e Militar e cães farejadores.O objetivo da Operação é desarticular o tráfico que se infiltrou na reserva. A primeira fase da operação aconteceu no dia 11 de junho de 2011, quando 40 mandados de busca e apreensão foram expedidos.

 Segundo a PF, as aldeias passam por essa operação porque nas aldeias de Dourados o tráfico acontece através do trabalho “formiguinha”, ou seja, a droga chega através de grupos que trazem o entorpecente em pequenas quantidades.

Tekohá

A denominação Tekohá vem do guarani e significa o lugar físico que engloba terra, mato, campo, águas, animais, plantas, remédios e outros elementos, onde se realiza o teko, que significa “modo de ser”, da vida guarani.