Interior

14/10/2015 12:30

Após revitalização, Fundação de Turismo vai gerir o Morro do Cruzeiro

14/10/2015 às 12:30 | Atualizado Diário Corumbaense
(foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

O Morro do Cruzeiro, que mantém um complexo de atrativo que o transforma num dos principais pontos turísticos de Corumbá, passa a ser administrado pela Fundação de Turismo, conforme termo assinado na noite de terça-feira (13). O local passou por reforma e revitalização por meio de parceria. A Prefeitura elaborou o projeto e apresentou à mineradora Vale, que aportou recursos da ordem de R$ 300 mil. O Município entrou com R$ 42.312,31.

Entre os presentes à solenidade de entrega da obra, estava a artista plástica Izulina Xavier, de 90 anos. Foi ela quem construiu a estátua do Cristo Rei do Pantanal e as imagens da via sacra que estão instaladas no local. “Eu comecei essa obra do Cristo Rei de braços abertos, sozinha. Foi de certa forma uma loucura, mas, uma loucura que deu certo. Na época, não recebi apoio de ninguém, a não ser de meus alunos e conhecidos. Ver hoje esse local reestruturado e com o apoio do poder público é de grande satisfação, me sinto honrada, pois é a valorização de meu trabalho”, disse dona Izulina.

O prefeito Paulo Duarte destacou a importância da revitalização. “Esse é um dos locais mais belos que temos em Corumbá. Encontramos este espaço inutilizado, várias imagens da via sacra estavam danificadas e nem água havia”.

“Assim foi com a Rodoviária Intermunicipal.  Não adianta somente reformar, mas sim pensar em quem irá cuidar. A Fundação de Turismo ficará responsável em manter o local e não estão descartadas novas parcerias para a manutenção. Agradeço à Vale, que atendeu nossa solicitação e nos ajudou nessa reforma”, completou o prefeito.

Nos próximos meses estão previstas instalações de câmeras de segurança para o combate a depredações e ações como furtos e roubos. Este foi um dos primeiros anúncios feitos pela diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes.