Cidades

21/12/2015 10:20

Governo recebe primeiro lote de veículos para segurança pública

21/12/2015 às 10:20 | Atualizado Mariana Anunciação
Foto: Mariana Anunciação

Para a solenidade de entrega de 25 novas viaturas para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, sendo que dez são locadas paras atender o BPChoque e os Batalhões da PM; além da aquisição de conjunto de armas e coletes, autoridades se reuniram nesta manhã de segunda-feira (21), na sede do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Para o governador do estado, Reinaldo Azambuja, a locação é o melhor caminho para garantir a efetividade da força de segurança. “A locação de viaturas é uma inovação. Muitos estados já utilizam principalmente pela facilidade de reposição de novas viaturas. O tempo de uso em contrato é especificado e a viatura substituída. O estado tem hoje 486 viaturas inativas, ou seja, estão sendo recuperadas e nós pretendemos com as atas do governo fazer a compra de novas viaturas podendo repor naqueles locais com maior necessidade”, explicou.

Das 15 viaturas que entregues ao Corpo de Bombeiros, 10 são carros Fiat Siena e 5 motocicletas XT250 cilindradas que serão utilizadas para agilizar os atendimentos de vítimas de acidentes. Os 49 revólveres são usados e foram adquiridos por meio de convênio com a Força Nacional, mas estão em perfeitas condições. Já os coletes são novos, sendo que os 48 conjuntos serão distribuídos para os batalhões da Polícia Militar e 1 será destinado à Polícia Civil.

“Além das cinco viaturas novas, a corporação ainda possui outras cinco. Vamos trabalhar na suplementação das viaturas, porque além de estarem nas ruas, em pontos estratégicos irão ajudar nas ocorrências diárias, prestando apoio nas unidades do grupo de choque” destacou o Tenente Coronel Marcos Paulo Gimenes, do Batalhão de Choque.

 

Foto: Mariana Anunciação

 

Os veículos foram adquiridos com recursos próprios do Governo do Estado, por meio do projeto de Reequipamento e Revitalização da Frota do Corpo de Bombeiros que está na primeira fase. Em termos financeiros, Reinaldo contou que as estimativas de outros estados como Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, demonstram que a locação compensa e agora será feito o teste prático em Campo Grande.

“As viaturas foram locadas pelo valor mensal de R$ 12.250,00 mil para a força tática que rodam 24h, com reposição de 2h às 6h se estragar, é feita a reposição. Além de R$ 1,5 milhão para as estruturas do corpo de bombeiros. Nós teremos mais equipamentos, como armamentos, coletes e algemas e novas viaturas que serão entregues em fevereiro, para fortalecer ainda mais as estruturas de Segurança Pública”, concluiu.