Saúde

17/12/2013 11:52

Cerveja sem álcool traz benefícios aos corredores de maratona

Pesquisa

17/12/2013 às 11:52 | Atualizado Schimene Weber
Foto: Reprodução / Getty Images

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Munique, na Alemanha, investigou o benefício dos polifenóis, família de substâncias antioxidantes, na proteção de quadros inflamatórios e gripais em corredores de maratona. Para o feito, utilizaram como fonte a cerveja sem álcool.

A razão da escolha é de fácil justificativa, já que um litro da bebida contém de 400 a 800 miligramas de polifenóis, dosagem considerada suficiente para o efeito protetor.

O estudo teve um resultado surpreendente e foi publicado no Medicine and Science in Sports and Exercise (Nonalcoholic Beer Reduces Inflamation and Incidence of Respiratory Tract Illness): 227 participantes da maratona de Munique foram divididos em dois grupos. Um não ingeriu nada associado ao estudo, enquanto o outro foi orientado a consumir cerca de um litro de cerveja sem álcool por dia durante três semanas, antes da maratona e durante duas semanas após a prova.

No grupo que consumiu a cerveja sem álcool, houve uma sensível redução do quadro inflamatório que causa a dor muscular tardia, e também praticamente não houve incidência de gripes e resfriados nos dias que seguiram a competição, diferente do grupo que não bebeu a cerveja, que apresentou diversos casos de problemas respiratórios após a competição.