Cidades

19/12/2013 10:51

Laboratórios contra lavagem de dinheiro serão instalados no país

Ministério da Justiça

19/12/2013 às 10:51 | Atualizado Schimene Weber
Foto: Reprodução

O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça (DRCI) anunciou, nesta quarta-feira (18), a instalação de novos laboratórios contra a lavagem de dinheiro no país. Em 2014, o número de laboratórios chegará a 43, contemplando todas os estados da Federação e, também, o Distrito Federal. O DRCI é ligado à Secretaria Nacional de Justiça do MJ.

As novas unidades serão instaladas na Superintendência de Polícia Federal em São Paulo, Procuradoria Geral da República do Ministério Público Federal, Ministério Público do Rio Grande do Norte, e nas Polícias Civis dos Estados do Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Paraná, Goiás, Maranhão, Piauí e Tocantins. 

A motivação de criação do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro do Ministério se originou da observação dos órgãos participantes da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). As investigações de casos de lavagem de dinheiro ou corrupção envolviam quebras de sigilo bancário de inúmeras contas, sigilos telefônico e fiscal, durante grandes períodos.