Ciência e Tecnologia

19/12/2013 12:04

Rede 4G chega a Campo Grande nesta quinta-feira

Tecnologia

19/12/2013 às 12:04 | Atualizado Carlos Guessy
Carlos Zenteno, presidente da Claro Brasil, diz que 4G cobrirá 80% da região urbana de Campo Grande. Foto: Divulgação

A operadora Claro Brasil anunciou que começou a funcionar hoje (19), em Campo Grande, o seu serviço de telefonia móvel 4G, somente para planos pós-pagos, que promete velocidades 10 vezes mais rápidas que o atual 3G.

Na região Centro-Oeste, Campo Grande é a última capital a ter 4G, visto que as implantações em Brasília, Cuiabá, Goiânia e Palmas aconteceram nesses últimos meses.

Segundo a assessoria de comunicação da telefonia, a nova tecnologia 4G chega a Campo Grande cobrindo praticamente 80% da região urbana. Em 53 bairros, a cobertura ultrapassa 80% da área. O investimento foi de 5,8 milhões em estruturas e equipamentos.

“A implantação do 4G estava prevista para 2014, mas resolvemos antecipar para atender ao grande número de clientes de 3G que já temos em Campo Grande. Em Mato Grosso do Sul, a Claro tem 35,35% do mercado de consumidores de telefonia móvel. A grande vantagem é que os valores dos pacotes não terão acréscimo algum; o 4G terá o mesmo valor do 3G.”, disse o presidente da Claro Brasil, Carlos Zenteno.

Apenas 77 cidades no país contam com a tecnologia 4G entre todas as operadoras. Não há previsão, ainda, para expansão para outros municípios de Mato Grosso do Sul.

As vendas dos chips 4G começaram hoje cedo, em todas as lojas da Claro de Campo Grande. Para aqueles que desejem migrar, será preciso aderir a um novo plano. Com a velocidade maior, é natural que o consumidor queira baixar mais arquivos e assistir a vídeos.

Um detalhe importante que o consumidor deve ficar atento, segundo a Claro, é que o 4G funciona apenas em planos pós-pagos. Não há planos pré-pagos para a nova tecnologia. É preciso verificar também se o aparelho é compatível com a tecnologia 4G LTE brasileira. Isso porque alguns smartphones, como iPhone 4, iPhone 4S e iPhone 5, vendidos no exterior, não são compatíveis com as faixas de frequência.

Alguns modelos de iPhone 5S e 5C comprados no exterior também não são compatíveis com as faixas de 2,5 e 2,6 mhz. No entanto, todos os aparelhos vendidos aqui no Brasil funcionam com o 4G local.