Campo Grande

25/03/2016 15:03

Criança coloca cadeados em obra pública abandonada para evitar invasões

Descaso

25/03/2016 às 15:03 | Atualizado Anna Gomes
Foto: Geovanni Gomes

Cansado de ver obra parada ser abrigo de usuários de drogas, uma criança de dez anos resolveu, por conta própria, colocar cadeados nos portões da construção da prefeitura. O local, na teoria, deveria ser uma UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) mas, na prática, tudo está abandonado.

A obra, localizada na rua Chaim Jorge, no Jardim das Perdizes, está orçada em mais de R$ 1 milhão de reais, mas ao invés de estar em funcionamento atendendo a população como deveria ser, está servindo como 'casa' para usuários de drogas. Além de o mato estar muito alto, o local não possui segurança alguma e, o que era para ser uma unidade de saúde, está virando um depósito de lixo.

O pequeno Pablo, vivendo toda essa situação diariamente, resolveu do seu modo tomar uma providência. A inocência da criança já mistura com uma responsabilidade precoce ao pensar em proteger o patrimônio público, mesmo parado sem serventia alguma.

 Mesmo com pouca idade, o menino já é cheio de responsabilidades. (Foto: Geovanni Gomes)

Na obra, nota-se que a cerca de segurança não funciona, mas Pablo, em sua ingenuidade de menino, resolveu colocar cadeados nos portões da construção. Quando interrogado sobre o motivo dele fazer isso, já que a cerca não funciona e os usuários poderiam pular o muro se realmente quisessem entrar, ele apenas revela: "Eles acham que a cerca elétrica funciona".

A mãe da criança já falou para ele tirar os cadeados do local, mas ele insiste em dizer que a obra fica mais segura como está. "Já que as pessoas não fazem nada, pelo menos eu faço. Minha mãe não gosta do que eu fiz, ela fala que a construção não é nossa e pede para eu tirar. Eu tinha cadeados lá em casa, pensei e resolvi colocar aqui, guardo as chaves comigo", explicou o menino.

 Rosilene pede para construção ficar pronta logo. (Foto: Geovanni Gomes)

Rosilene Brito, 35, mora no mesmo bairro há 12 anos e pede para a prefeitura terminar o posto de saúde, que vai ser bom para todos. "Está quase pronta e nada de terminarem, uma unidade de saúde aqui perto ajudaria muito os moradores", ressaltou.

Para a vendedora Jackeline Silveira, 28, a conclusão da obra seria muito importante, ela busca atendimento em outras regiões da cidade e tem medo da construção, já que está abandonada.

O abandono da obra tem causado medo nas mulheres. (Foto: Geovanni Gomes)

"O mato é alto, tenho medo de passar por aqui a noite e ter algum estuprador. O local é cheio de usuários de drogas e não sei o que podem fazer", lamentou.

A UBSF do bairro é uma herança ainda da gestão de Nelson Trad Filho (PMDB). Depois disso, entra prefeito, sai prefeito e nada da obra ser concluída.