Polícia

14/07/2016 11:46

Identificados líderes do motim no presídio onde está assassino de Rafaat

14/07/2016 às 11:46 | Atualizado Mariana Anunciação
Divulgação/ABC Color

Foram identificados os reponsáveis pelo terror que fizeram ontem (13) na Penitenciária de Tucumbú, em Assunção, onde está preso Sergio Lima dos Santos, 34, acusado de assassinar recentemente, o narcotraficante Jorge Rafaat Toumani. O local foi alvo de um motim na manhã desta quarta-feira (13) e o Ministério da Justiça paraguaio atribuiu o crime a integrantes da facção criminosa brasileira PCC (Primeiro Comando Capital).

 

Néstor Bogado e Francisco Paredes foram os guardas prisionais feitos de reféns. Depois de uma hora e meia, eles foram libertados, mas a tensão durou cerca de quatro horas. De acordo com o site ABC Color,  Bogado é capaz de identificar os quatro internos que iniciaram o motim.

 

Ele sofreu um corte na cabeça e vários golpes na parte de trás da nuca, mas "estamos agora em recuperação". Bogado entrou no pavilhão e foi surpreendido, golpeado. "Eu identifiquei os presos, os líderes; Tenho quatro pessoas que estão identificadas ", disse ele, embora tenha evitado dar mais detalhes.


Mesmo insistindo nos nomes, ele não quis falar e se esquivou ao ser questionado se eles participavam de alguma organização criminosa. “É difícil dizer”. Bogato acredita que a falha ocorreu devido a um ataque surpresa nas células do Salão 5.

 

Néstor Bogado contou que é funcionário da prisão por 25 anos, dos quais, nunca tinha passado por tal experiência. Outra questão levantada é quanto ao salário ser pequeno mediante a tanta exposição.

 

Nesta manhã (14), a ministro da Justiça, Carla Bacigalupo, reconheceu a situação precária em prisões, mencionando inclusive, o risco da ocorrência de mais tumultos devido a quantidade de guardas ser insuficiente.