Geral

01/01/2014 14:40

Brasil inicia 2014 com seis estádios atrasados para a Copa do Mundo; veja os motivos

01/01/2014 às 14:40 | Atualizado BBC Brasil
Foto: Jorge Araújo

O Brasil inicia 2014 oficialmente atrasado na construção das seis arenas que ainda estão sendo erguidas para a Copa do Mundo, que começa daqui a seis meses, em 12 de junho.

O prazo inicialmente estipulado pela Fifa para a conclusão dos estádios –a Arena Amazônia, em Manaus; a Arena das Dunas, em Natal; a Arena Pantanal, em Cuiabá; o Itaquerão, em São Paulo; a Arena da Baixada, em Curitiba; e o Beira-Rio, em Porto Alegre– terminou em 31 de dezembro.

Uma reunião no início do mês, envolvendo Fifa e os responsáveis pelas obras, definiu novos prazos para que eles fossem inaugurados: três devem agora ser entregues já em janeiro (Natal, Manaus e Porto Alegre), um em fevereiro (Cuiabá), um em março (Curitiba) e outro em abril (São Paulo).

Um levantamento feito pela BBC Brasil indica que três principais motivos estão por trás dos atrasos da construção dos estádios: problemas de financiamento, questões trabalhistas (como a falta de mão de obra e greves) e acidentes, como o ocorrido em novembro na construção do palco de abertura do Mundial, em São Paulo.