Algo mais

24/09/2016 15:00

Casa de bolos é salvação de alérgicos, veganos e da galera fitness que adora doce

Receitas sem glúten, ovos ou lactose não ficam atrás das tradicionais delícias da ‘casa da vovó’

24/09/2016 às 15:00 | Atualizado Amanda Amaral
André de Abreu

A massa fofinha, a ‘cara’ e o sabor enganam bem os desavisados, mas todos os bolos e tortas da ‘Café com Bolo’ levam ingredientes diferentes das receitas clássicas. Substituindo o glúten, o leite e ovos, a casa atende quem tem intolerância ou alergia a esses elementos, mas se compromete em deixar o gosto o mais próximo possível do original, fazendo a alegria de quem tinha opções bastante limitadas para comer aquele ‘docinho’ em Campo Grande.

A ideia de mãe e filha, Bárbara, 23 anos, e Cíntia Medeiros, 43, agrada também o público vegano, que tem alimentação livre de todos os alimentos de origem animal, e quem adota a dieta sem glúten para aliar bem estar e emagrecimento. Quase um ano após a inauguração, a clientela fiel até de outros estados mantém o negócio que surgiu como uma estratégia para lidar com a alergia dentro da própria família.

Foto: André de Abreu

Certo dia, Bárbara foi parar no hospital com fortes dores no estômago e acabou descobrindo que tinha forte alergia a caseína, proteína presente no leite animal. Sua prima Manuela, de apenas três anos, é alérgica, além do leite, a glúten. Foi então que a prima mais velha decidiu unir os conhecimentos da enfermagem, que é sua formação, com os dotes culinários da mãe, e as duas começaram a testar receitas para vender em uma casa de bolos.

“Até hoje modificamos nossas receitas para melhorar cada vez mais, pesquisando todas as opções doces e salgadas. Tomamos todo o cuidado para garantir que aquele bolo de chocolate vai parecer mesmo como o tradicional, e não rebuscamos na preparação, para manter a cara de ‘bolinho da vovó’ mesmo” conta Bárbara.

Elas contam que uma das partes mais legais da puxada rotina na cozinha é receber um sorriso emocionado de quem nunca podia comer, ou até mesmo nunca havia sequer experimentado um brigadeiro ou bolo de aniversário confeitado e colorido, por exemplo. “É muito triste pra criança, principalmente, tem gente que chora mesmo depois de comer um doce pela primeira vez, nós choramos junto!” conta Cíntia, que recebe diariamente elogios, pedidos e agradecimentos de mães.

Foto: André de Abreu

Mesmo utilizando ingredientes mais caros, o preço dos bolos se mantém na média dos tradicionais e varia entre R$ 15 e R$ 48. São aceitas encomendas, além de bolos e outros doces para festas, também de tortas salgadas, que podem ser feitas pelo telefone (67) 9 9260-6267. 

A Café com Bolo fica na Rua Vitório Zeolla, nº 52, no Bairro Carandá Bosque.