Cidades

02/10/2016 15:00

Aos 97 anos, Bernabé acordou animado para votar mais uma vez

Idoso fez questão de exercer seu direito de cidadania nas eleições, acompanhado da família

02/10/2016 às 15:00 | Atualizado Amanda Amaral
André de Abreu

Após semanas de programação para este 2 de outubro, dia das eleições para definir os novos rumos políticos dos municípios do país, o senhor Bernabé Pavão, de 97 anos, cumpriu em Campo Grande, mais uma vez, o que considera como um dever do brasileiro. Apesar estar quase trinta anos acima da idade máxima obrigatória para votar, o idoso nem cogitou não registrar sua escolha nas urnas.

Mesmo com a idade avançada e certa dificuldade para se locomover, o militar aposentado que já foi piloto do exército insistiu para chegar cedo ao local de votação. Pai de treze, Barnabé saiu de casa na companhia da esposa e de duas filhas, que admiram o entusiasmo do pai.

Foto: André de Abreu

Uma delas, Agda da Silva Pavão, de 65 anos, disse que essa é uma de suas características mais marcantes. “Ele insistiu em vir votar. De manhã quis ir à missa, em seguida veio exercer a cidadania, como ele diz”, disse a filha, apontando que, como militar, ele costuma fazer as de maneira metódica.

A nona filha, Bernadete da Silva Pavão, lembra que o pai se programou a semana toda e pareceu até mesmo ter recebido um ‘gás’ de vitalidade pela expectativa da votação. “Por incrível que pareça, até a voz dele, que é fraquinha, melhorou. Acordou todo animado e contente”, conta.


Foto: André de Abreu

Após registrar seu voto, Bernabé saiu sorridente e disse estar “feliz e satisfeito” com a oportunidade de se manifestar como cidadão.