Algo mais

há 7 anos

Em cantinho português no Centro da cidade, bolinho de bacalhau divide espaço com chipa

João e Lilian saíram de Lisboa para empreender em Campo Grande, preparando e vendendo sabores de Portugal

09/10/2016 às 15:00 | Atualizado Amanda Amaral
André de Abreu

Um singelo espacinho na movimentada região central de Campo Grande chama atenção pelo nome, que confirma a identidade ao apresentar iguarias que vêm lá de Portugal. Na lanchonete Luso Brasileira, que fica na Rua Antônio Maria Coelho, nº 1.566, é possível experimentar bolinhos de bacalhau, pastéis de Belém, vinhos, licores e azeites com a cara da terra do país que colonizou o Brasil.

O endereço que antes já era ocupado por um comerciante português hoje está sob nova direção, no comando do casal Lilian Ramos Brandão Penzo Rebelo, 26 anos, e João Carlos Abreu Rebelo, 43. Ela, campo-grandense, e ele, português, se conheceram há anos em Lisboa e foram unidos pelo interesse em comum pela restauração.

Foto: André de Abreu

“Nós trabalhávamos com restauração, mas ele tinha uma lanchonete em uma discoteca e já era especialista em caipirinha! Nos unimos primeiro no trabalho, depois na vida, com os filhos, e agora empreendendo no Brasil, onde viemos para sair da crise econômica em Portugal”, conta Lilian.

O desafio de mudar de país foi grande, apesar da família sempre ter visitado Mato Grosso do Sul ao longo dos anos. “Foi uma mudança radical, tudo é diferente, aqui é tudo mais calmo e a comida é muito diferente. Hoje estamos aqui com a lanchonete, que foi uma aposta surpresa, porque passamos na frente e havia uma placa com a bandeira de Portugal. O dono estava vendendo e resolvemos montar o negócio”, conta João.

As delícias portuguesas tiveram receita adaptada com ingredientes mais fáceis de ser encontrados aqui e dividem espaço ‘democrático’ no mostruário dos alimentos, ao lado coxinha, chipa e outros salgados que o brasileiro conhece bem. O bolinho de bacalhau, por exemplo, ao invés de batata, leva mandioca, e sai por R$ 5. O pastel de Belém custa R$ 3,50. Pela noite, o cardápio oferece até mesmo sobá e espetinho.

“As pessoas vêm aqui pra saber sobre Portugal, buscar dicas de turismo, bater papo sobre a nossa cultura. Percebi que a comunidade portuguesa em Campo Grande não é pequena, mas são espalhados. Apesar de ainda ir muito para o meu país, aqui é nossa nova casa e tenho muitos lugares ainda pra conhecer”, finaliza o português.

A lanchonete Luso Brasileira fica na Rua Antônio Maria Coelho, nº 1566, Centro. Para mais informações, basta entrar em contato com os proprietários, nos telefones (67) 3321-1351 ou (67) 99681-9085.