Economia

18/10/2013 18:20

Incêndio em terminal de açúcar no Porto de Santos eleva a cotação do produto

Incidente

18/10/2013 às 18:20 | Atualizado Aline Oliveira
Fotografia: Ricardo Nogueira

No início desta sexta-feira (18), um incêndio de grandes proporções atingiu o porto de Santos, no litoral paulista, se espalhando por um dos terminais que abriga seis armazéns de açúcar. De acordo com a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), o incêndio já é considerado o maior da história do porto, com quatro funcionários feridos.

 

O fogo concentrou-se no terminal da Copersucar que ocupa os armazéns usados exclusivamente para açúcar e possui capacidade estática de 300 mil toneladas. No total o porto possui 62 terminais sendo considerado o maior da América Latina. As informações são de que o fogo foi controlado após seis horas de trabalho dos bombeiros e o prejuízo ainda não foi calculado.

 

Em razão do incidente, os preços do açúcar nas bolsas mundiais foram afetados. Ainda no período da manhã a cotação subiu 6%, atingindo o maior nível do ano. Segundo informações da consultoria Datagro, o fato ocorreu porque o Brasil é o maior exportador de açúcar mundial e responde por 47% da exportação global.

 

A direção da companhia informou ainda que o fogo começou em uma esteira externa que ficava presa a uma estrutura aérea e transportava o açúcar dos armazéns até próximo ao cais. As causas do incêndio já estão sendo apuradas e os feridos que tiveram ferimentos leves já foram atendidos e passam bem.