Polícia

03/12/2016 12:26

PM reforça policiamento no centro da Capital com viaturas novas e 400 militares

Neste ano, Polícia Militar já realizou 600 mil abordagens e recuperou 2,1 mil veículos

03/12/2016 às 12:26 | Atualizado Thiago de Souza
Comandante da PM assina convênio para investimentos - André de Abreu

A Operação 'Cidade Segura' foi lançada, na manhã deste sábado (3), pelo Governo do Estado, a fim de reforçar o policiamento no comércio durante as festas de fim de ano. Foram anunciados investimentos como viaturas  e reforço de 400 militares na segurança. 

Hoje, foram entregues 18 veículos, que em sua maioria ficarão na Capital. A maior parte das caminhonetes irá para a Polícia Militar, duas  para os Bombeiros, duas para delegacias de polícia e cinco para a coordenadoria-geral de perícias. A outra parte dos investimentos será entregue no final de janeiro, como 300 viaturas novas, novos armamentos e equipamentos de proteção individual.  

Nas ruas de Campo Grande haverá o reforço de 400 policiais militares que são alunos que estão em curso para cabos e sargentos. Foram entregues 133 armas, a maioria metralhadoras para a polícia, sendo que 44 delas vão para a Polícia Civil. 

(Governador anuncia investimentos para Polícia Militar na manhã deste sábado)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que parte dos benefícios são do programa MS Mais Seguro, que usa recursos próprios do governo. Outra parte dos equipamentos é oriundo de parceria com a União, por meio da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), que vai enviar materiais utilizados na Copa do Mundo e nas Olimpíadas, em retribuição à colaboração do Estado, que enviou policiais militares e civis para o evento. 

Azambuja lembrou que o período de festas demanda maior atenção, por causa do maior volume de dinheiro em circulação no comércio. Ao lado dele estavam  secretários de Estado, oficiais da polícia e dos Bombeiros, delegados e diretores da Polícia Civil e guardas municipais. 

No evento, a Polícia Militar divulgou balanço de suas ações este ano, quando foram feitas 600 mil abordagens, 80 mil multas aplicadas, 2100 veículos recuperados, 900 armas apreendidas e 3.200 cumprimentos de mandados de prisão.

(PM recebeu armamentos novos para combater criminalidade - Foto: André de Abreu)

Para o presidente da ACIGC (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), João Carlos Polidoro, o investimento em segurança vai contemplar o comércio do centro da cidade  e também dos bairros. Polidoro lembrou da importância de todo comerciante acionar o telefone 190 toda vez que ocorrer algo suspeito, e assim fazer o registro policial para que as autoridades tenham índices para formular políticas de segurança.

Para o dirigente, a violência no comércio da área central diminuiu, principalmente com a chegada da 5ª companhia de Polícia Militar. Ele citou também uma pesquisa que diz que apenas 35% dos comerciantes ouvidos relataram a falta de segurança como problema maior, ao contrário de anos atrás, quando o índice era de 82%. 

No final do evento as autoridades receberam o Papai Noel, que abraçou crianças estudantes de escolas municipais da Capital.  

A Operação Cidade Segura se encerra no dia 8 de janeiro de 2017.