Polícia

24/04/2017 19:36

JBS é multada em R$ 1 milhão por vazamento de amônia no início do mês

Incidente causou danos à saúde de diversos funcionários, segundo a PMA

24/04/2017 às 19:36 | Atualizado Thiago de Souza
Vazamento causou danos à saúde humana, diz PMA - Wesley Ortiz

A JBS foi multada em R$ 1 milhão pela PMA (Polícia Militar Ambiental) por conta do vazamento de amônia, no dia 6 de abril, em uma de suas unidades em Campo Grande, na BR-262, em Campo Grande. 

A autuação foi pela poluição e está prevista no artigo 61 do Decreto Federal 6.541/2008. Segundo a PMA, mesmo tomando medidas corretivas ao ambiente no local, houve danos à saúde humana, tanto que dezenas de funcionários foram atendidos em postos de saúde e hospitais na cidade. 

Acidente 

O vazamento do produto químico foi percebido pelos próprios trabalhadores, por volta de 12h30 do dia 6 deste mês, quando voltavam do horário de almoço. Conforme funcionários que preferiram não se identificar, havia por volta de 3 mil funcionários exercendo normalmente suas funções, quando o cheiro começou a se espalhar.

Apesar de terem treinamento para lidar com esse tipo de circunstância, os funcionários começaram a se dispersar sem ordem, e não contra a corrente de vento, como são orientados. Segundo os relatos, ao menos quatro pessoas desmaiaram antes da chegara de socorro.