Política

27/05/2017 15:15

Manifesto de advogados contra 'censura' da OAB/MS recolhe 101 assinaturas

Documento foi protocolado na instituição com pedido de resposta do presidente da Ordem

27/05/2017 às 15:15 | Atualizado Thiago de Souza
Geovanni Gomes/Arquivo

O manifesto de advogados sul-mato-grossenses contra o que eles chamam de 'censura' da OAB-MS recebeu 101 assinaturas. O documento foi protocolado na sede da Ordem, na tarde desta sexta-feira (26), em Campo Grande. 

O texto, chamado de 'Manifesto em Defesa da Advocacia e da Liberdade', fala em solidariedade aos colegas que expressaram seus pensamentos a respeito das obrigações constitucionais da Ordem, questionando por que a diretoria em MS ajudou a pedir o impeachment do presidente Michel Temer (PMDB) e não do governador Reinaldo Azambuja, citado na mesma delação premiada dos donos e executivos da JBS. 

A medida, segundo o grupo de advogados, é por conta de uma manifestação pública do presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche, que segundo eles, deixou a intenção de ''intimidar e cercear a liberdade de pensamento dos advogados que se posicionaram contrariamente a sua forma de condução, na atuação como administrador da OAB/MS, no episódio que envolveu os fatos que, supostamente, atentam contra a probidade administrativa, em tese praticados pelo atual governador do nosso Estado...''. 

A nota dos advogados traz o link de uma matéria do site TopMidiaNews, em que Karmouche rebate críticas de alguns advogados que sugeriram que a atual diretoria da OAB, ao não pedir o impeachment de Reinaldo, teria algum "grau de comprometimento não republicano com autoridades delatadas''. 

Por fim, o documento pede que Mansour Karmouche se manifeste em até três dias para confirmar  ou não, 'da grave lesão de ofensa à liberdade de expressão e pensamento noticiada''. 

(Trecho  do manifesto de advogados contra diretoria da OAB/MS)