Interior

22/06/2017 17:41

Abate de gado pela JBS caiu de 700 cabeças para apenas 54 por dia em Nova Andradina

Instabilidade atingiu pecuaristas da região

22/06/2017 às 17:41 | Atualizado Thiago de Souza
Abate diário caiu de 700 para apenas 54 cabeças

Alvo de pelo menos quatro operações policiais, entre elas a Lava Jato e a Carne Fraca, o frigorífico JBS reduziu o ritmo de abates em diversas plantas pelo país, e em Nova Andradina caiu de 700 cabeças por dia para apenas 380 em toda a semana.

Conforme o Jornal da Nova, a crise teve início há 30 dias e se aprofundou nas últimas semanas com novas informações sobre o suposto envolvimento de diretores do grupo em casos de corrupção. 

A queda na produção se reflete em um índice nada positivo, o desemprego. Foi justamente nesse período que a JBS em Nova Andradina demitiu cerca de 30 colaboradores, com a previsão de mandar embora outros 40 nos próximos dias. 

Diante de um cenário pessimista, a crise também atinge os pecuaristas da região, que já não aceitam ver o gado a prazo, como era até então de costume. Agora, somente à vista.

Uma das saídas para amenizar a situação, ao menos em Nova Andradina, seria a venda da planta frigorífica. Grupos estrangeiros ligados à multinacionais e representantes de outros países já demonstraram interesse. 

Além disso, grupo do Egito e da rede Walmart, bem como membros do Ministério da Agricultura, Pesca e Agropecuária (MAPA) também visitaram a unidade para verificar as condições. Contudo, qualquer tipo de venda está barrada até o desfecho das investigações.