Campo Grande

há 6 anos

Para direção continuar, professores, alunos e comunidade param escola

A prefeitura pediu a exoneração da direção do colégio na última sexta-feira

14/08/2017 às 13:33 | Atualizado Anna Gomes
Anna Gomes

Uma escola municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad, localizada no Bairro Estrela Dalva, teve suas aulas paralisadas nesta segunda-feira (14). A prefeitura pediu a exoneração da direção do colégio na última sexta-feira (11), mas alunos, professores e a comunidade querem que os profissionais fiquem.

Segundo o professor Orlando Rodrigues Peralta, que leciona na escola há pelo menos 12 anos e acredita que mudar a direção nesta época do ano seria um retrocesso para a educação.

"Se fosse mudar, tinha que pelo menos ter mudado nas férias, pois teria tempo de existir uma programação das aulas e uma direção certa para os alunos. Achamos errado trocar tudo no meio do semestre, no meio de um bimestre. Dos 17 anos que essa escola existe, esta foi a melhor direção que o colégio já teve. O município justifica o afastamento como 'administrativo', sem maiores informações", destacou.

A escola possui cerca de 1800 alunos. Ainda de acordo com o professor, os estudantes pequenos, de 1ª a 5ª série estão dentro da sala de aula, já os maiores do 6º ao 9° ano não estão tendo aula nas salas, já que em forma de protesto os professores preferiram não entrar, mas estão acompanhando os alunos no pátio do colégio.

Segundo a também professora e representante da comunidade, Lilian Branco Araújo, as aulas não serão retomadas até a prefeitura tomar uma posição sobre o assunto.

"A direção está há um ano meio a frente da escola. Neste tempo, tudo mudou com muito trabalho. Tenho dois filhos que estudam aqui, e me lembro de como o lugar era violento. Esse diretor conseguiu colocar câmeras de segurança e não existem mais brigas de alunos. Antigamente era frequente a presença de usuários de drogas e não tem mais isso. Em um ano e meio essa direção fez o que todas as outras não conseguiram em muitos tempo", ressaltou Lilian.

A equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria da prefeitura que alegou que o diretor e o diretor-adjunto foram avisados da substituição na semana passada em reunião realizada com ambos. A mudança é de caráter administrativo. A dispensa dos alunos está sendo apurada não sendo uma medida da Semed (Secretaria Municipal de Educação).Toda ação desta manhã na escola foi registrada em ata.