Interior

17/02/2014 10:51

Indígenas fecham MS-156 em protesto por melhorias na saúde

Protesto

17/02/2014 às 10:51 | Atualizado Anna Gomes
Cido Costa

Em busca de melhorias na saúde, indígenas das aldeias Jaguapirú e Bororó iniciaram na manhã de hoje(17), em Dourados, um bloqueio na rodovia MS-156 que corta a reserva e dá acesso ao município de Itaporã.

Segundo apurado pela reportagem, os indígenas estão permitindo somente a passagem de viaturas da Polícia, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ambulâncias com enfermos de casos urgentes.

Demais veículos serão barrados e os manifestantes ameaçam fechar outras rodovias da região, como por exemplo a BR-163. Eles querem chamar a atenção das autoridades para a situação de descaso que dizem enfrentar diariamente.

O motivo do protesto é em busca de melhorias na saúde da comunidade indígena de Dourados, que hoje tem aproximadamente 13 mil habitantes. Na semana passada, o grupo fez manifesto na sede regional da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). A busca deles é por uma melhor estruturação dos postos de saúde das aldeias, bem como mudança na direção da Sesai no Estado.