Polícia

01/10/2017 11:42

Homem é preso com peixes pescados ilegalmente em parque, armas e munições

Pescados das espécies dourado, pintado, piraputanga e outros serão doados para instituição filantrópica, depois de ser periciado

01/10/2017 às 11:42 | Atualizado Redação
Divulgação/PMA

Policiais Militares Ambientais de Batayporã realizavam operação fluvial no rio Ivinhema, na região do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, no município de Taquarussu, a 384 km de Campo Grande, quando receberam denúncias de que um homem praticava constantemente pesca dentro da área do Parque, local proibido.

Os policiais foram até a residência do acusado, nas proximidades do rio, que confessou não ser constante a pesca no Parque, porém, havia capturado alguns peixes na região proibida.

O infrator, motorista, mostrou em um freezer em sua residência 30 quilos de pescado das espécies dourado, pintado, piavuçu e piraputanga, sendo alguns exemplares fora da medida permitida pela legislação. Havia ainda um peixe da espécie piracanjuba, que tem a pesca proibida. Os peixes foram apreendidos.

Devido ao nervosismo do infrator, a PMA perguntou se havia mais alguma coisa irregular e, então, o motorista entregou um rifle e uma pistola calibre 22, além de 64 munições do mesmo calibre. Não havia documentação do material, que foi apreendido.

O infrator de 48 anos, foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Taquarussu, juntamente com o material apreendido, onde ele foi autuado em flagrante por crime de pesca predatória e por crime de porte ilegal de arma. A pena para este crime é de dois a quatro anos de prisão e para o crime ambiental é de um a três anos de prisão.

O infrator também foi autuado administrativamente e multado em R$ 2.020,00 pela pesca ilegal. O pescado será doado para instituição filantrópica, depois de ser periciado.