12/11/2017 10:11
Fazendeiro é multado em R$ 78 mil por voçoroca e degradação de matas ciliares
Falta de conservação do solo na propriedade e o pisoteio dos animais fizeram com que surgissem diversas erosões
Um fazendeiro de 58 anos, de Naviraí, a 352 km de Campo Grande, foi autuado administrativamente e multado em R$ 78 mil. Policiais Militares Ambientais realizavam vistoria nas propriedades rurais do município de Juti, a 313 km da Capital, quando localizaram em uma fazenda diversas degradações ambientais, inclusive, em áreas protegidas de preservação permanente (APP).
Na propriedade rural, a PMA verificou que o gado era mantido adentrando as matas ciliares de um córrego que corta a propriedade. A falta de conservação do solo na propriedade e o pisoteio dos animais fizeram com que surgissem diversas erosões e uma grande voçoroca de 1.300 metros, por 6 metros de profundidade, da qual foram carreados sedimentos, causando assoreamento do córrego que corta a propriedade.
As atividades foram paralisadas. Além da multa, o fazendeiro responderá pelo ato, com pena de um a três anos de detenção. O infrator foi notificado a apresentar junto ao órgão Ambiental Estadual um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA).