Campo Grande

25/01/2018 10:16

Projeto de Educação Permanente oferece capacitação para gerentes de unidades de saúde

120 gerentes participam da capacitação que deve durar o ano todo

25/01/2018 às 10:16 | Atualizado Dany Nascimento
Divulgação

Um total de 120 gerentes de todas as unidades da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande devem ser capacitados no Projeto de Educação Permanente para o fortalecimento da governança do SUS (Sistema Único de Saúde), por meio do Modelo de Gestão em Defesa da Vida (MGDV). De acordo com a prefeitura, as capacitações tiveram início em janeiro e devem ocorrer durante o ano todo.

As capacitações serão executadas pela Gerência de Educação Permanente (GEP) e o MGDV pretende repensar a forma de organizar a atenção à saúde desde os processos macroestrutural até a micropolítica do trabalho, reinventando e formulando a clínica, saindo do ato prescritivo, da institucionalização da medicação na perspectiva de produzir saúde e sujeitos.

O Projeto de Educação Permanente é construído e executado de forma integrada com as superintendências da SESAU, coordenações, gerências, divisões, gabinete e assessorias em parceria com instituições de ensino e outras secretarias do Município. Os gerentes participam das capacitações por meio de eixos estratégicos de educação elaborados pela GEP, que tem como objetivo principal apoiar a articulação, apoio e integração horizontal, vertical e transversal das diversas políticas públicas de saúde que compõem o SUS.

Os eixos utilizados estão voltados para a gestão, educação, clínica e equipes de saúde, e controle social. Nestes grupos são abordadas estratégias de intervenção para qualificação da gestão e outros setores.

Projeto

Os 120 gerentes são distribuídos em seis equipes com 20 integrantes que incluem gestores das Policlínicas Odontológicas, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF), unidades de pronto atendimento (UPA/CRS), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e coordenadorias como, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), Unidade de Resposta Rápida (URR), Vigilância Sanitária e outros.