Política

15/04/2018 14:50

Sem Lula candidato, 3 a cada 10 eleitores não votam em ninguém

Pesquisa indica que Marina Silva, herdaria o maior número de votos do petista

15/04/2018 às 14:50 | Atualizado Redação/O Globo

Um terço dos eleitores que votaria no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na semana passada, prefere votar em branco ou anular o voto, em vez de escolher outro nome. A pré-candidata da Rede, Marina Silva, herdaria o maior número de votos de Lula. É o que mostra pesquisa Datafolha divulgada neste domingo. Segundo o mesmo levantamento, porém, dois de cada três eleitores do ex-presidente dizem que votariam em um candidato indicado por ele.

Caso Lula não participe da eleição, entre os eleitores do líder petista, 20% votariam em Marina Silva (Rede), 15% no Ciro gomes (PDT), 5% em Jair Bolsonaro (PSL), 5% em Geraldo Alckmin, 3% em Ávaro Dias (Podemos), 3% em Manuela D' Ávila (PCdoB), 3% em Fernando Haddad (PT), 7% em outros, e 32% branco ou nulo ou nenhum. Não souberam responder 3%.

Votariam em um candidato apaoiado por Lula 30% dos eleitores com certeza e 16% talvez. Não votariam nele 52% dos entrevistados.
A pesquisa também perguntou se os eleitores votariam em algum candidato indicado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB): com certeza (10%), talvez (21%) e não (66%). No caso do presidente Michel Temer, 86% disseram que não votariam em alguém indicado por ele.

A pesquisa, a primeira realizada após a prisão de Lula, mostra ainda que o petista perdeu apoio do eleitorado. Lula aparece com 31% das intenções de voto, seis pontos percentuais a menos que no levantamento anterior feito em janeiro.

Nos cenários sem o ex-presidente, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) aparecem tecnicamente empatados em primeiro lugar: Bolsonaro tem 17% das intenções de voto, e Marina, 15%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de abril, em 227 municípios. Foram feitas 4.194 entrevistas A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.