Top Esporte

há 6 anos

Campeonato Estadual de Karatê bate recorde com 350 competidores

Esporte olímpico tem se destacado em Mato Grosso do Sul

22/04/2018 às 11:47 | Atualizado Airton Raes
Wesley Ortiz

Cerca de 350 atletas disputam a primeira etapa do Campeonato Estadual de Karatê neste domingo (22). O evento organizado pela Federação de Karatê de Mato Grosso do Sul é a mais importante do Estado e contará no total com três etapas.

O diretor técnico da Federação de Karatê de Mato Grosso do Sul, Arani Franco de Jesus, explicou que o Campeonato Estadual deste ano bateu recorde de inscrições comparado as edições anteriores. “Antes tínhamos uma média de 200 atletas por campeonato. Este ano o Estadual recebeu 350 atletas, um verdadeiro recorde”, disse. Um dos motivos para o número expressivo de competidores foi o esporte ter entrado nas Olimpíadas, dando maior visibilidade.

O campeonato está sendo disputado em 124 categorias no masculino e feminino individual, iniciando pelo mirim (até 7 anos), sub 10 (8/9 anos), sub-14 (12/13 anos), cadetes (14/15 anos), Junior (16/17 anos), sênior (18 a 35 anos), veteranos (36 anos acima) e categoria especial (pessoas com deficiência). A competição vale pontos para o ranking estadual e é a primeira vez que faixas brancas e amarelas podem participar.

Arani destacou que o Karatê de Mato Grosso do Sul tem ganhado destaco. Atualmente seis atletas do Estado fazem parte da seleção brasileira e vão disputar o campeonato sul-americano de Karatê no Equador, que acontece entre 23 e 29 de abril. Além da participação dos atletas, Arani Franco de Jesus também compõe a seleção brasileira como técnico.

O campeonato estadual conta esse ano com painéis eletrônicos e 24 árbitros credenciados, sendo oito aptos para atuarem em torneios nacionais. O Diretor Técnico de Arbitragem, Cloudoardo Zanon, é credenciado como árbitro internacional atuando em outros países.

A segunda etapa será do Campeonato será realizada em Nova Andradina em 11 de agosto e a terceira e ultima etapa será feita em 11 de novembro novamente em Campo Grande.