Bastidores

há 6 anos

VÍDEO: Azambuja contabiliza 20 mil cirurgias pela Caravana da Saúde

O projeto percorreu as 11 microrregiões de Mato Grosso do Sul no ano retrasado e foi retomado no início de 2018

14/05/2018 às 13:13 | Atualizado Diana Christie
Chico Ribeiro/Notícias MS

Em entrevista ao TopMídiaNews, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) fez um balanço positivo da Caravana da Saúde, programa criado em 2015 com o objetivo de zerar as filas por atendimento oftalmológico em Mato Grosso do Sul. “Da Caravana da Saúde em Campo Grande: mais de 1 mil procedimentos só na Capital. 20 mil cirurgias nós realizamos. Até agora, nesses dias, estão sendo [realizadas] cirurgias”, destacou.

O projeto percorreu as 11 microrregiões de Mato Grosso do Sul no ano retrasado e foi retomado no início de 2018, com foco os alunos da rede pública. Serão atendidos especialmente os alunos idades entre 7 e 12 anos, que podem melhorar o desempenho escolar se identificados problemas de visão e audição.

De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), os problemas de visão, como a miopia, a hipermetropia, o estrabismo e outros fatores, afetam mais de 20% das crianças em idade escolar. Isso significa dizer que um em cada cinco alunos sofre algum problema visual.

A Caravana vai garantir óculos e aparelhos auditivos aos alunos que apresentarem algum tipo de necessidade. As entregas serão feitas no dia D, um dia de mobilização, quando também serão oferecidos diversos serviços à sociedade de forma geral. A expectativa é realizar todos os atendimentos (1ª e 2ª fase) até fim de maio.

Os alunos das 150 escolas da Capital serão atendidos em duas etapas: na fase de triagem, onde serão realizados os exames básicos de audição e visão e, na segunda fase, onde acontecerão os exames específicos e também os procedimentos.

Veja trecho da entrevista do governador: