Campo Grande

01/07/2018 18:10

Sem rede de esgoto, mulher despeja água na rua e revolta vizinhos

Moradores relatam que a água fica acumulada e vira criadouro do mosquito da dengue

01/07/2018 às 18:10 | Atualizado Dany Nascimento
Dany Nascimento

Moradores da rua Elías Nachif, do bairro Mata do Jacinto, que optaram por não se identificar, estão revoltados com uma moradora que ainda não realizou o ligamento da rede de esgoto e despeja toda água que utiliza na residência na rua. Segundo os moradores, para se livrar da água suja, a mulher despeja para fora e a água fica acumulada no cruzamento da Rua Domingos, com Elías Nachif.

A dona de um salão de cabelereiro afirmou que já perdeu clientes por conta do mau cheiro que a água acumulada exala na região. “Tem cliente que deixou de vir por conta do mau cheiro. Na frente do meu estabelecimento mantenho tudo limpo, mas do que adianta se a vizinha solta água na rua”.

A comerciante relatava que o acúmulo de água na esquina serve de ‘berço’ para o o mosquito Aedes Aegypti. “Enche de larvas aqui, a gente tenta tirar com rodo, com vassoura, mas sempre tem larvas na água empossada”.  

Os moradores relatam ainda, que ao tentar conversar com a moradora do local sobre o possível ligamento da rede de esgoto, na tentativa de impedir que a mesma continue jogando água na rua, houve confusão. “Ela ficou brava, ela não entende o nosso lado, ela só entende o lado dela. É um perigo para a região, eu limpo a frente da minha casa, mas de que adianta, se a minha vizinha não colabora. Precisamos que algo seja feito”.

Prefeitura

O TopMídiaNews entrou em contato com a prefeitura, que afirmou que uma equipe de fiscalização será enviada ao local e deve conceder um prazo de 15 dias para que a situação seja regularizada.

“A Semadur informa que enviará fiscalização no local e caso constatado que o imóvel não se encontra conectado à rede coletora de esgoto será expedida uma Notificação em desacordo com Artigo 61 da Lei Municipal 2909/1992, “por não execução da ligação da rede interna à rede coletora de esgoto sanitário”,com prazo de 15 (quinze) dias úteis para regularização”, disse a prefeitura.

Caso a moradora não realize a conexão do esgoto, uma multa será gerada. “Caso o notificado não realize a conexão, poderá ser autuado no valor que varia entre R$ 402,10 a R$ 2.010,50. A forma de regularização é desativar a fossa e sumidouro e realizar a ligação do esgoto na rede pública coletora e manter o Terminal de inspeção e Limpeza disponível para vistoria”.

Se você se identificou com a situação e deseja que seu problema seja solucionado, faça sua denúncia através do 156 que acolhe as denúncias e repassa para que a fiscalização seja realizada.