Algo mais

21/06/2018 11:17

MS inaugura 1ª pós-graduação focada em alimentação saudável e sustentável

Em Campo Grande, lançamento do curso recebeu o chef Renato Caleffi, parte do time estrelado de professores

21/06/2018 às 11:17 | Atualizado Amanda Amaral
Chef Renato Caleffi - André de Abreu

Já no segundo semestre de 2018, começam as aulas da primeira pós-graduação em gastronomia funcional e orgânica de Mato Grosso do Sul, uma parceria entre a Unigran em Campo Grande e o Território Lab. O curso é voltado para chefs de cozinha, proprietários de restaurante, nutricionistas ou cozinheiros por hobby.

O lançamento oficial aconteceu nesta quinta-feira (21), com a presença do chef Renato Caleffi, que está entre os renomados professores do curso e fez parte da curadoria das disciplinas. Na Capital, diz ter se surpreendido com a iniciativa, que não há nem na maior cidade do país, São Paulo, onde é sócio-proprietário do restaurante Le Manjue, ao lado do ator e empresário Bruno Gagliasso.

Território Lab, onde acontecem aulas práticas do curso. (Foto: André de Abreu)

“É um projeto com alma, com vontade, pioneiro. Estamos em meio a uma onda crescente desse segmento na gastronomia, as pessoas querem longevidade, estar bem, são preocupadas com a saúde do planeta, com o consumo responsável”, avalia Caleffi, que foi o criador do termo refeição funcional, tema em que é especialista autodidata e desenvolveu com base em seus estudos clássicos.

A turma vai contar com 28 alunos, um deles a nutricionista Isabele dos Reis, que já desempenha um trabalho na mesma linha e já tinha até mesmo planejado a graduação fora do Estado. “Já tinha decidido ir para o Rio, fiquei muito feliz de poder cursar aqui mesmo. Na minha profissão, é importante poder demonstrar cardápios possíveis, a prática da coisa, que vou aplicar também em casa”, conta.

Proprietário do Território Lab e do restaurante Território do Vinho, Diogo Wendling conta que a ideia do curso levou meses de muita pesquisa e programação, para concluir o time forte de docentes capacitados. “Vai ser de muita riqueza de conhecimento, com aulas práticas diversas, visitas aos locais de produção, para pessoas da região e várias de outras cidades do país”, conta ele, que vai ministrar aulas de empreendedorismo em gastronomia.

Sobre

No curso, serão ensinados cardápios funcionais com enfoque em dietas específicas; composição, química e análise sensorial dos alimentos; confeitaria e panificação sem glúten e sem lácteos; cozinha plant-based, vegetariana, vegana e saudável; gastronomia funcional e orgânica: cozinha da longevidade; gestão e empreendedorismo em gastronomia e; plantas medicinais, ervas, especiarias, PANCs e fitoterapia aplicada.

Paulo Machado, Fabiano Gregório, Elizabeth Pinheiro, Nutrichef André , Neka Menna Barreto, Djanires Neto, Alexandre Carvalho Teixeira e Nadia Campeotto completam o quadro de professores.

A pós-graduação está com inscrições abertas, com duração de um ano em aulas que acontecem quinzenalmente. Para mais informações, acesse este link.