21/03/2014 18:00
Mesmo com marca de Bernal, Olarte deve entregar kits e uniformes até a primeira quinzena de abril
Kits Escolares
"Eu garanto a vocês que até o dia 10 de abril, os kits escolares do município de Campo Grande serão entregues", a afirmação é da nova secretária de educação, professora Angela Brito, titular da Semed.
A previsão da secretária é que na sexta (28), os kits cheguem à Capital e em uma semana seja entregues aos 100 mil alunos da área rural e urbana.
A empresa ganhadora da licitação dos kits foi a Brink Mobil Equipamentos Educacionais, a empresa é do Estado do Paraná. Os 100 mil kits para alunos dos 1º ao 9º ano foram licitados na forma de menor preço, ao valor de R$ 2,20 milhões.
A ganhadora foi escolhida no dia 20 de janeiro e apresentou amostras dos materiais sete dias depois.
"Estamos esperando duas ou três carretas lotadas dos kits. Por isso, temos uma logística até para montar,organizar e distribuir. Acredito que até o dia 10 de abril, o prefeito Olarte comece a entregar os aguardados kits escolares", disse Angela.
Para a dona de casa, Valéria Motta, 30 anos que tem três filhos na rede municipal, a entrega já vem tarde, mas importante nessa altura do ano. "Antes tarde do que nunca. Todo ano atrasa esses kits, parece que falta planejamento, não sei o que acontece. Meus filhos estão usando os uniformes do ano passado e tivemos que fazer 'vaquinha' com a família para comprar caderno, lápis, borracha, etc.", disse Valéria.
As aulas na rede municipal começaram no dia 6 de fevereiro, mas até agora os kits não foram entregues. Segundo fontes, todos os materiais estão vindo com a logomarca antiga da administração de Bernal e que foi justamente essa solicitação que atrasou as entregas.
A Brinks disse por telefone ao Top Mídia News que o pedido de implantar a logo foi feita no dia 22 de fevereiro, e tiveram que parar os trabalhos que já estavam prontos para readequar os kits", contou a secretária.
Já Gilmar Olarte (PP), questionado sobre a presença da marca antiga da administração municipal disse não estar preocupado com esse detalhe. "Vamos deixar as vaidades de lado. Não podemos deixar as crianças sem os kits, esse é o meu foco, a entrega o mais rápido possível", alfinetou o novo prefeito de Campo Grande.
"Será que vai ter essa entrega mesmo esse ano? Meus filhos como toda criança se suja é normal, lógico, eles tem saúde, tem que correr, brincar e pintar o sete literalmente. Mas haja roupa para trocar todos os dias e depois eu lavar no tanque, aí sobra pra mim", reclamou a manicure Marilene Benites, 39 anos.
Quanto aos uniformes que também não foram entregues e não passaram por licitação, Angela afirma que tomou conta do processo essa semana e não soube informar sobre as aquisições das camisetas e shorts. "Até o final dessa semana eu me intero dessas informações, se vai ter outra licitação ou se vamos usar a ata", afirmou a secretária.
Na época do prefeito Alcides Bernal (PP), o prefeito cassado não abriu concorrência para seleção de empresa para confecção dos uniformes. As informações do ex-secretário de Educação, José Chadid, eram de que a ata de um outro processo de licitação,em outra cidade do Brasil, seria usada para a aquisição de uniformes.
Neste ano, houve aumento de 77,5% na quantidade de kits escolares, se comparados com os 89,5 mil distribuídos em 2013. A previsão de investimento era de R$ 4,7 milhões em 2014, contra os R$ 2,6 milhões de 2013. Mas a prefeitura fechou o contrato com a Brink Mobil por R$ 2.292.800,00.