Campo Grande

11/07/2018 10:01

Obra do Macroanel avança com a preparação para asfalto e construção de rotatória

A rotatória é a primeira das três planejadas para o trecho de 24 quilômetros da ligação entre as saídas de Rochedo (MS-080) e Cuiabá (BR-163)

11/07/2018 às 10:01 | Atualizado PMCG
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A empreiteira responsável pelo último trecho do macroanel rodoviário concluiu duas obras de drenagem, com instalação de colchões drenantes de 250 metros de extensão. Agora, faz a terraplanagem de preparação para o asfalto e rotatória que será implantada na MS-010 (saída para Rochedinho).

A rotatória é a primeira das três planejadas para o trecho de 24 quilômetros da ligação entre as saídas de Rochedo (MS-080) e Cuiabá (BR-163).  Dos 24 quilômetros de todo o traçado, 18 já estão concluídos.

A expectativa dos engenheiros da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos é de que em  20 dias seja iniciada a pavimentação neste trecho de 8,5 quilômetros (sem computar as duas rotatórias), entre as saídas para Rochedinho e Cuiabá. As equipes estão concluindo a terraplanagem e em seguida começam a  fazer a base e sub-base do pavimento.

Nesta etapa, o serviço mais demorado foi de construção de duas estruturas de drenagem em trechos onde foram identificadas nascentes.  São “colchões” feitos de pedra, que servirão para escoamento da água  por dois drenos laterais. Isto evitará que a água aflore, arrastando o aterro da pista.

Readequações

Para que a obra do macroanel fosse retomada,  a Prefeitura resolveu várias pendências: prorrogou  o convênio vencido em maio do ano passado; fez a reprogramação (com aval do DNIT) para inclusão de novas obras e concluiu as últimas desapropriações.

Só no final de julho do ano passado foi homologado o acordo judicial  para o pagamento das indenizações e, com isto, foi concluída a desapropriação das últimas  duas áreas (uma de 1,2 hectare e outra de 6 hectares), com trechos no traçado do macroanel.

O projeto passou por ajustes para  contemplar a construção dos  colchões drenantes, que não estavam previstos na proposta original.  Também foi preciso alterar os projetos das rotatórias que foram mudadas, por exemplo, para se adequar a duplicação da MS-080. As alterações exigiram um aditivo de  R$ 1.603.513,62 no convênio.

Com os aditivos (para atualização de planilhas que ficaram defasadas após quatro anos de paralisação) e reprogramação, para inclusão de novas obras, o macroanel fechará com um custo total de R$ 36,3 milhões.

O serviço foi interrompido há quatro anos, quando  87,30% da terraplanagem tinha sido concluída; 63,55% da pavimentação e 72,97% da drenagem, além de terem sido concluídas as duas pontes planejadas (sobre os córregos Botas e Ceroula). Entre a MS-080 (saída para Rochedo) e a MS-10 (saída para Rochedinho),  12 quilômetros estão prontos, falta  asfaltar apenas 1,2 quilômetro. O trecho seguinte, da MS-10 a BR-163, tem 2,5 quilômetros e falta concluir seis quilômetros.