Campo Grande

11/07/2018 11:05

Emergência: com viaturas aos cacos, prefeitura usa veículos de apoio para desafogar atendimento

Com apenas três viaturas, Samu realizou cerca de 3,5 mil atendimentos só em junho

11/07/2018 às 11:05 | Atualizado Dany Nascimento
Dany Nascimento

Diante do caos relatado por pacientes sobre a falta de viaturas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para atender acidentados na Capital, a prefeitura confirma que apenas duas viaturas de suporte básico e uma de atendimento avançado atuam diariamente na cidade.

De acordo com a prefeitura, a solicitação para que novas viaturas sejam disponibilizadas já foi encaminhada para o Ministério da Saúde, único responsável pela reposição dos veículos, enquanto o pátio da central serve de estacionamento para os veículos estragados.

“Para solucionar o problema, o SAMU 192 Campo Grande solicitou a reposição de nove viaturas por meio do termo de ‘desfazimento’ junto ao Ministério da Saúde e outras quatro viaturas atendem os pré-requisitos do termo: mais de 5 anos de uso ou a manutenção excede o valor de mercado da viatura. O município informou ao órgão federal a necessidade existente e aguarda a liberação de novas viaturas, em substituição às que estão no termo de desfazimento e/ou que atendam os pré-requisitos”, explica a prefeitura.

Apenas no mês de junho, o Samu realizou 2.800 atendimentos com as duas viaturas de suporte básico e 700 atendimentos com a viatura de atendimento avançado. “As viaturas rodaram nesse mês, pouco mais de 55 mil Km, dentro da média mensal. Para operacionalizar o atendimento, as viaturas estão em processo de manutenção, com previsão variável para reintrodução à frota, devido a complexidade dos consertos que são necessários, bem como o cumprimento da legislação vigente, que obriga  contratação por meio de ritos burocráticos, para que não seja cometida improbidade administrativa”.

Segundo a prefeitura, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) implantou o transporte de pacientes intra-hospitalar para casos que exigem transferência da UPA’s e CRS’s,  para os hospitais. “Este serviço desafoga as viaturas do SAMU 192, que ficam exclusivas para atendimento primário de urgência. A Sesau também tem solicitado o apoio de vários entes para que sejam atendidas as solicitações das trocas das viaturas. Entre eles, o apoio de deputados, por meio de emendas”.