Os quase 15 anos de pesquisa sobre a imigração japonesa para Mato Grosso do Sul, simplesmente não couberam nos 18 minutos iniciais previstos para a produção cinematográfica ‘Sobá, Trilhos e Silêncio’. O enraizamento profundo e a necessidade de viver histórias pessoais em terras estrangeiras acabaram por gerar um vasto e interessante registro preservado com todo asseio, típico dos japoneses. Empenhados em levar histórias reais, peculiar da vivência desse povo em terras pantaneiras, para as telas, a produtora e atriz Tatiany Furuse e o diretor Miguel Horta, idealizaram longa-metragem que será lançado na terça-feira (4), em Campo Grande.
Para dar ao filme emblema histórico desde o nascimento, o financiamento teve de ser feito de forma independente. A subordinação a editais públicos poderia atrapalhar a homenagem ao centenário da imigração japonesa e da ferrovia, ambos comemorados em 2014. O tempo recorde de cinco meses entre produção e pós-produção também foi necessário para atender as celebrações. “O tema é muito importante, não só para a imigração japonesa, mas para o próprio estado. Ele (o filme) não deixa de ser um todo nessa miscigenação”, explica Tatiany.
Nascida no Paraná e morando atualmente no Rio de Janeiro, fica difícil imaginar o porquê do tamanho interesse da atriz por uma história local, que a motivou inclusive a ultrapassar os limites da interpretação e partir também para a produção do filme. Tatiany foi criada em Mato Grosso do Sul e tem família aqui. Os primeiros passos para a profissão que acolheu também tiveram origem no estado, com a gravação do filme ‘Os Matadores’, dirigido por Beto Brant. “Gravei quando tinha 15 anos e é um filme que até hoje me abre portas”, lembra.

Atriz e produtora do filme, Tatiany Furuse. (Foto: Deivid Correia)
Mesmo o contrato com a Rede Globo e interpretações em novelas exibidas em horário nobre, como ‘Viver à Vida’ e ‘Amor à Vida’, não foram capazes de apagar os planos que vieram juntamente com o ingresso na vida artística. “O Miguel já tinha um roteiro pronto sobre a ferrovia e então resolvemos juntar isso com histórias da imigração”, afirma a atriz.
O filme conta a história de Elisa (Tatiany Furuse) uma jovem cineasta nipo-brasileira, criada em São Paulo, por mãe solteira, sem nenhum contato com a família e a cultura oriental, que retorna a Campo Grande para resgatar suas origens. Ambientada na década de 80, a obra é baseada em fatos ocorridos desde a vida dos primeiros imigrantes para a Capital.

O ator Chao Chen e Tatiany em gravação. (Foto: assessoria)
Conforme a atriz, apesar da temática em torno dos japoneses o filme procura desmistificar particularidades atribuídas aos descendentes desta nacionalidade. “O brasileiro não está acostumado a ver os japoneses como pessoas ‘normais’. Então o filme traz uma história universal e mais humanizada a partir da vida destes imigrantes”, explica.
Intercâmbio e possibilidades
Contando com a interpretação de outros dois atores globais, Chao Chen e Renato Rabelo, ‘Sobá, Trilhos e Silêncio’ acabou se desenvolvendo a partir de um intercâmbio entre Mato Grosso do Sul e a cidade do Rio de Janeiro. Além da Capital, as cidades de Sidrolândia, Terenos e o distrito de Indubrasil foram utilizados como locação para a gravação de cenas e atores locais, como Espedito di Montebranco, Silvio Mori e Alvaro Soares, compõem o elenco.

O ator Renato Rabelo interpretando Bernardo. (Foto: assessoria)
Apesar de montado no estado, parte da pós-produção foi feita na cidade carioca. O local também foi palco de exibições testes para diretores de cinema e atores consagrados, realizadas pela própria atriz. Entre os elogios à produção, ela destaca a interpretação de Espedito. “Acaba que a intenção do filme também é motivar um intercâmbio com os profissionais locais”, comenta.

O diretor Miguel Horta e Tatiany. (Foto: assessoria)
Conforme Tatiany, após as estreia a ideia em inscrever o filme em diversos festivais. “Já estamos estudando possibilidades de exibição no Festival de Cinema do Rio e no Canal Brasil”, afirma. A temática também chamou a atenção de uma empresa de São Paulo, especializada em cultura oriental, que interessada na exibição, se tornou uma das patrocinadoras do filme.
Personagens
ELISA (Tatiany Furuse; ‘Viver à Vida’, ‘Amor à Vida’ – Rede Globo), uma jovem cineasta nipo-brasileira, criada em São Paulo, por mãe solteira, sem nenhum contato com a família e a cultura oriental, que retorna a Campo Grande para resgatar suas origens.
Chao Chen (‘Morde e Assopra’, ‘Em Família’ – Rede Globo) é OSHIRO, personagem que vive em um sítio, e entra em contato com a prima Elisa, pedindo que ela retorne o mais rápido a Campo Grande devido o estado terminal de sua avó.
Renato Rabelo (‘A Viagem’, ‘Zorra Total’ – Rede Globo) é BERNARDO, personagem inspirado na obra de Manoel de Barros. Criado pela família de Oshiro, ele traz a leveza e a inocência encontrada no tipo sertanejo que tem amor à terra e vê o mundo de forma singular.
Chan Suan (‘Destino’, ’Made in China – Saara’ – longa-metragem) é AKEMY, jovem apaixonada por Oshiro e vê em Elisa uma ameaça para seus planos.
Exibições
Terça-feira (04): Estreia apenas para convidados, às 19h, no Teatro Aracy Balabanian, rua 26 de Agosto, 343-559 - Centro
Quarta-feira (05): Exibição aberta ao público, às 19h, no Plenarinho da Câmara Municipal, avenida Ricardo Brandão, 1500 – Chácara Cachoeira
Quinta-feira (06): Exibição aberta ao público, às 19h, no Auditório da MACE, rua 26 de Agosto – Centro
Sexta-feira (06): Exibição aberta ao público, às 20h, na Associação Okinawa de Campo Grande, rua dos Barbosas, 110 - Vila Orpheu Bais,
Apoios
FUNDAC (Fundação Municipal de Cultura), Associação Okynawa, Associação Nipo Brasileira e Sindicato dos Ferroviários.
Veja o trailler de 'Sobá, Trilhos e Silêncio':




