Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Oportunidades

Experiência no mercado informal conta na hora de conseguir emprego com carteira assinada no MS

Experiências fora da área de atuação, trazem novos conhecimentos, o que é valorizado numa entrevista de emprego

31 julho 2019 - 17h11Por Da redação/Governo MS

Com a oferta média de 500 vagas por semana para todo Estado, a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) afirma que experiências adquiridas no mercado informal podem ser importantes na hora de concorrer a uma vaga de emprego.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base em um estudo feito a partir de microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínuo (Pnad Contínuo), do primeiro trimestre do ano, apontam que Mato Grosso do Sul possui 434 mil trabalhadores atuando no mercado informal.

Para Enelvo Felini, diretor-presidente da Funtrab, os candidatos devem incluir no currículo, experiências no trabalho no mercado informal, pois isso mostra a pró-atividade do candidato. “Experiências fora da carteira de trabalho, contam muito na hora do cruzamento de dados que apontam a compatibilidade entre as habilidades dos candidatos, com o perfil solicitado pela empresa” afirma.

Experiências fora da área de atuação, trazem novos conhecimentos, o que é valorizado numa entrevista de emprego. Algumas vivencias, permitem que o candidato adquira base para entender regras, procedimentos e noções de responsabilidade para exercer diversas atividades.

O modo correto de inserir essas informações no currículo, deve seguir os mesmos padrões de um emprego formal no preenchimento, com dados sobre o local de trabalho ou empresa, o período de realização da experiência, e nome da função.

Outro ponto destacado por Enelvo, além da experiência sem carteira assinada, é a capacitação oferecida pelas empresas. “Após a seleção final, os candidatos ainda passam por treinamento nas empresas onde serão contratados” pontua. 

A Funtrab de Mato Grosso do Sul possui um dos maiores bancos de dados do País, com aproximadamente 400 mil currículos cadastrados no sistema. Tem alguma dúvida relacionada a emprego? Procure uma unidade da Casa do Trabalhador nos municípios do interior, ou a Funtrab em Campo Grande, que fica na Rua 13 de Maio, n° 2773, Centro.

Geração de emprego – No primeiro quadrimestre do ano, Mato Grosso do Sul foi o Estado com maior crescimento na geração de emprego do País. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) o Estado registrou índice de 2,90%, enquanto a média nacional foi de 0,91%.

Nos últimos 12 meses, Mato Grosso do Sul teve 10 com saldos positivos, ou seja, com mais contratações do que demissões. As únicas exceções foram os meses de maio e dezembro de 2018.