(67) 99826-0686
Camara - marco

Fase final da Olimpíada Brasileira de Matemática ocorre neste domingo, 20

Prova

20 OUT 2013
Da Redação
07h10min
Foto: Divulgação

Estudantes de todo o país participam da terceira e última fase da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) neste fim de semana. Os vencedores poderão participar do processo de seleção para representar o país em competições internacionais de matemática. Hoje (20), as provas começam às 14h (horário de Brasília), em todo o país, com término às 18h30. A lista com os vencedores será publicada em dezembro no site da OBM (www.obm.org.br).

Os estudantes do nível 1 (6º e 7º ano do ensino fundamental) fazem uma prova discursiva com cinco questões a serem resolvidas em até quatro horas e meia. Os alunos do nível 2 (8º e 9º ano do ensino fundamental), do nível 3 (ensino médio) e do nível universitário (graduação) fazem duas provas discursivas, com três questões em cada dia.

Os participantes concorrem a medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. Os medalhistas da OBM serão convidados a participar da 17ª Semana Olímpica, em janeiro de 2014, evento que dará início ao processo de seleção para representar o país em competições internacionais de matemática.

A OBM é realizada desde 1979. Os objetivos são estimular o estudo da matemática, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática, onde estão os melhores estudantes de cada país na área.
 

Veja também