Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Oportunidades

Inscrições abertas para bolsas de doutorado e pós-doutorado na França

03 outubro 2015 - 14h05Por Universia

O programa Capes/Cofecub, uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vai dar bolsas de doutorado e pós-doutorado para pesquisadores brasileiros que tenham interesse em desenvolver seus projetos de pesquisa na França. Os candidatos têm até o dia 30 de outubro para se inscrever.

A iniciativa tem como principal objetivo promover o intercâmbio entre estudantes dos dois países, incentivando a formação superior de alto nível. Serão selecionados 20 projetos de pesquisa, das mais diversas áreas do conhecimento, que precisam ser elaborados em conjunto por brasileiros e franceses. Os projetos devem apresentar um planejamento de atividades em módulos anuais, considerando um período de, no máximo, quatro anos de bolsa.

Entre os benefícios oferecidos pelo programa estão passagens aéreas de ida e volta, auxílio moradia, seguro saúde e mensalidade da instituição de ensino. O valor das bolsas pode chegar a 25.290 euros por ano, para os projetos de doutorado, e 35.690 euros por ano, para os projetos de pós-doutorado.

Segundo o cronograma, a lista de aprovados será divulgada até abril de 2016 e o início das aulas está previsto para maio do mesmo ano.

Para mais informações sobre o programa, benefícios e formato de apresentação dos projetos,acesse o edital das bolsas de estudo aqui.