Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Oportunidades

Inscrições para 1,6 mil vagas em cursos técnicos do IFMS terminam hoje

Prova será aplicada no dia 20 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus

07 novembro 2016 - 14h48Por IFMS

Termina nesta segunda-feira, 7, o prazo de inscrições para as 1.600 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) no Exame de Seleção 2017. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Central de Seleção do IFMS, no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao, onde também está disponível o edital do processo seletivo. 

A taxa é de R$ 20,00 e pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil até terça-feira, 8. O prazo vale também para os candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa de inscrição negada. A lista dos pedidos de isenção deferidos e indeferidos está disponível na Central de Seleção.

Podem se inscrever no Exame de Seleção 2017 estudantes que concluíram ou irão concluir o ensino fundamental até a data da matrícula, prevista para janeiro do ano que vem. Também é preciso ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio.

As vagas estão distribuídas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. As opções são os cursos técnicos em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

Atendimento Especial – Nesta segunda-feira, 7, também termina o prazo para que pessoas com necessidades especiais ou específicas – gestantes, lactantes e acidentados, por exemplo – formalizem o pedido de atendimento diferenciado no dia da prova. O candidato deve anexar à ficha de inscrição, disponibilizada na Central de Seleção, a cópia digital legível do laudo médico.

Cotas – Metade das vagas é reservada aos candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

Pela primeira vez, o IFMS adotará a verificação da autodeclaração de negros e pardos. As características fenotípicas de cada candidato serão analisadas por uma comissão de verificação por meio de foto enviada na inscrição

Prova – Será aplicada no dia 20 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus. Serão 50 questões objetivas de língua portuguesa (20), matemática (20) e conhecimentos gerais (10).

A previsão é que a primeira chamada seja divulgada no dia 9 de dezembro. As chamadas subsequentes deverão ocorrer a partir de janeiro de 2017.

Dúvidas ou solicitação de informações devem ser encaminhadas para o e-mail exame@ifms.edu.br.

Curso integrado – Nesta modalidade, o estudante cursa o ensino médio e a formação técnica de forma articulada. O diploma tem validade nacional e o habilita tanto a ingressar em cursos de nível superior quanto ao exercício profissional.

O estudante pode participar de programas de iniciação científica e tecnológica do IFMS, que permitem a realização de pesquisa aplicada sobre temas das mais variadas áreas de conhecimento, além de atividades de extensão junto às comunidades dos municípios.