ALMS junho neocom
Menu
sexta, 18 de junho de 2021
CONFLITO  18 A 20/06/21
Oportunidades

Pandemia gera crise e reduz concursos públicos no Brasil

As seleções que estavam em andamento ou com datas de prova agendadas tiveram os cronogramas adiados para o segundo semestre

30 junho 2020 - 10h48Por Dany Nascimento

A pandemia de Covid-19 pode mudar o futuro de muitas pessoas, já que alterou o cenário dos concursos públicos no Brasil. As seleções que estavam em andamento ou com datas de prova agendadas tiveram os cronogramas adiados para o segundo semestre.

De acordo com o G1, os que estavam previstos não tiveram seus editais publicados.Há ainda várias prefeituras cancelando concursos com editais publicados. Além disso, muitos processos seletivos abertos – a maioria nas prefeituras – têm se restringido a contratações emergenciais e temporárias em decorrência da Covid-19. E os poucos concursos federais se limitam a cargos nas áreas de segurança e saúde.

De acordo com o professor de cursos preparatórios e de pós-graduação em Gestão Pública EAD da Fecap, Marcos Takao Ozaki, a tendência é a diminuição da abertura de novos concursos. Para ele, influenciam nesse cenário, além da pandemia, a dificuldade de estados e municípios honrarem a folha de pagamento com a diminuição da arrecadação de impostos.

Fernando Bentes, mestre e doutor em Teoria do Estado e Direito Constitucional e professor-adjunto de Direito Constitucional da UFRRJ, lembra que, com a crise econômica, a receita pública de tributos caiu, mas o aparelhamento continua de pé e o Estado precisa arcar com as despesas. Com a crise fiscal e corte de gastos, concursos necessários para as áreas judiciária, fiscal, advocacia pública, segurança pública, educação, saúde e previdência foram prejudicados.