Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Oportunidades

Prefeitura lança concurso para guarda municipal em setembro

A previsão é que o grupamento esteja apto para nomeação até o segundo semestre de 2020

31 julho 2019 - 11h21Por Diana Christie e Nathalia Pelzl

A prefeitura de Campo Grande deve lançar o edital para o concurso da guarda municipal em setembro. As informações são do secretário municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja.

Segundo ele, são 350 vagas. O concurso deverá ter duas etapas, com as provas e depois a formação dos classificados. A previsão é que o grupamento esteja apto para nomeação até o segundo semestre de 2020.

Valério destaca que o quadro ideal, previsto em estatuto, seria de 1750 guardas municipais. No entanto, hoje a corporação atua com 1150 profissionais.

Ele ressalta ainda que o objetivo é que todos estejam habilitados a usar armas de fogo já que, para ele, spray e cassetete são “remendos de segurança”. “Quando eu citei que a guarda trabalhava com cassetete e spray de pimenta para enfrentar bandido armado, que segurança ele tem?”, questionou.

Mais armas

A prefeitura realizou, nesta quarta-feira (31), a cerimônia de entrega da identidade funcional e armamento calibre 38 para 97 guardas municipais. O evento ocorreu no Cemte (Centro Municipal de Treinamento Esportivo), localizado na Rua Tropeiro, esquina com a Rua Estefânia.

Hoje são 422 guardas municipais armados, o equivalente a 63% do quadro. Até setembro, a meta é garantir que 85% dos profissionais tenham o porte.