Janio Vinicius Bueno dos Santos, de 21 anos, alvo de uma tentativa de homicídio na manhã desta terça-feira (14) no bairro Tijuca, é acusado de estar envolvido no assassinato de Alexandre Pereira Marimoto, vulgo 'Pipa', em agosto do ano passado, no bairro Aero Rancho.
O rapaz, com vulgo 'Bafo' ou 'Playboy', agiu minimamente no homicídio, mas teve colaboração na fuga de Eryson Breno Souza Vasques, de 19 anos, e Lucas Vinicius Martins da Silva, de 25 anos.
Segundo a denúncia do Ministério Público, os três agiram em conjunto na morte de Alexandre na tarde do dia 24 de agosto do ano passado, por motivo torpe, que conforme relatado, havia desavenças entre Pipa e Lucas Vinicius.
De acordo com o MP, Eryson e Lucas chegaram na casa de Alexandre em uma motocicleta, quando o primeiro citado desce da garupa, diz "e aí, que que foi que você tá pagando pra nois Alexandre?", saca a arma e dispara vários tiros contra a vítima.
Logo após fugirem e abandonarem a motocicleta, Janio deu suporte para os dois autores e conduzia um veículo Volkswagen Polo.
Os três foram presos em flagrante no dia seguinte por investigadores do GOI (Grupo de Operações e Investigações), mas Janio havia sido liberado mediante a medidas cautelares.
Já pela manhã de hoje, Janio sofreu a tentativa de homicídio enquanto caminhava pelo bairro Tijuca na companhia de um segundo rapaz, conhecido apenas como 'Buguinho'. Em ruas distintas, ambos foram atingidos por tiros provenientes de uma dupla em uma motocicleta.
Enquanto Playboy foi atingido na cabeça, no tórax e no abdômen, Buguinho ficou ferido apenas em uma das pernas. Janio foi socorrido em estado grave para a Santa Casa de Campo Grande, onde permanece intubado.
Caso 'Pipa'
Alexandre Pereira Marimoto, de 19 anos, foi executado com 12 tiros, na tarde desta terça-feira, na rua Gerbera, no bairro Aero Rancho.
A vítima estava na casa da avó e do marido da avó, na mesma rua, quando foi chamado pelos suspeitos. Ele estranhou o chamado e chegou a questionar se não era uma ‘’casinha’’, ou seja, uma armadilha. Assim que saiu, foi baleado.
Alexandre correu por alguns metros, mas não resistiu aos tiros, sendo um que atingiu a cabeça. Os suspeitos estavam em uma moto e fugiram.
Ao TopMídiaNews, uma pessoa muito próxima da vítima, confidenciou que Marimoto havia assassinado um rapaz em outra oportunidade, no mesmo bairro. A morte dele é atribuída a uma vingança por esse crime.