Um homem, de 37 anos, que mantinha um canil em condições precárias, no bairro Santo Antônio, em Bonito, foi preso neste sábado (3) por maus-tratos.
Conforme a Polícia Militar Ambiental, após denúncias, foi realizada uma operação em conjunto entre a Polícia Civil e Vigilância Sanitária.
O site O Pantaneiro informou que proprietário foi encontrado por telefone e permitiu a entrada da equipe no terreno. No local, eles encontraram três cachorros pinscher em um canil improvisado repleto de dejetos, fezes e urina acumulada. Faltava água, comida e o local não tinha as mínimas condições de higiene.
Em outro lugar da propriedade, um filhote da mesma raça estava amarrado com uma corrente curta, no espaço sem ventilação, sem potes de água ou comida.
Os animais foram apreendidos pelo coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que os encaminhou para uma ONG (Organização Não Governamental) de proteção aos animais do município. Já o infrator passou por exames de corpo de delito e foi levado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante. O crime, em caso de condenação, teve a pena aumentada e passou de dois para cinco anos de reclusão. Também teve aplicação de multa de R$ 6 mil.