A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Polícia

15/07/2019 12:08

A+ A-

Bope capacita servidores da segurança da Assembleia para ocorrências com explosivos

O curso continua até o fim da tarde de hoje no Plenarinho Nelito Câmara

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) realizou nesta segunda-feira (15) a continuidade do 1º Curso Básico de Procedimentos em Ocorrências Envolvendo Explosivos, aos servidores que atuam na segurança interna e externa da Casa de Leis.

O evento começou na sexta-feira (12) e foi ministrado por policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) a 62 servidores entre policiais militares, agentes de segurança e polícia legislativa.

Segundo o tenente coronel Renato Garnes, esse é o primeiro de vários outros cursos planejados pela Assessoria Militar, da qual está à frente. “Estamos preparando o pessoal para dar a primeira resposta em decorrência de situações que possam envolver explosivos e assim resguardar a segurança de todos”, explicou o coronel.

Para o gerente do setor de Segurança e Polícia Legislativa, 1º sargento Amauri de Oliveira, a intenção é investir na prevenção. “Somos a Casa do Povo, em que não podemos barrar ninguém, mas podemos melhorar a segurança com planejamento e precaução. Eles precisam estar preparados, não só para o combate em si, mas para garantir a integridade física de todos e inclusive deles mesmos”, destacou.

Os seguranças foram ensinados a observar todo objeto e atitude suspeita. “Apresentamos os critérios para reconhecer algo que seja suspeito, o que fazer, como fazer e quem acionar em cada caso. Esse é um curso de extrema necessidade em um local como a Assembleia Legislativa que reúne um fluxo grande de pessoas, além de diversas autoridades. Com bomba só se erra uma vez”, ponderou o policial do Bope sargento Allan Borges ao ministrar o curso.

Os critérios não podem ser divulgados, mas o servidor José Carlos Rocha, que atua há cinco anos como agente de segurança, garante que todos aprenderam e se sentem mais capazes para reconhecer quaisquer intercorrências. “Fizemos varreduras, identificamos situações e fomos ensinados que mesmo que o objeto de fato não seja uma bomba ao final da ocorrência, aprendemos a considerar a possibilidade e agir com segurança e inteligência”, resumiu. O curso continua até o fim da tarde de hoje no Plenarinho Nelito Câmara.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias