A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Polícia

05/12/2018 18:01

A+ A-

Cifra Negra: prisão de vereadores é por fraude em licitações

MPE diz que empresas concorrentes no certame existiam 'só no papel'

Operação Cifra Negra, do Ministério Público Estadual, prendeu três vereadores e dois ex-vereadores de Dourados, na tarde desta quarta-feira (5). Os parlamentares são suspeitos de integrar esquema de fraude em licitações, sendo que uma das empresas concorrentes só existia no papel.

O juiz Luiz Alberto de Moura Filho, da 1ª Vara Criminal de Dourados, expediu dez mandados de prisão e um de busca e apreensão em Dourados e Campo Grande. As prisões foram feitas com auxílio de policiais do 2º Distrito Policial.  

Conforme o Dourados News, até o momento foram divulgadas as prisões dos vereadores Idenor Machado (PSDB) que foi presidente da Câmara, Pedro Pepa (DEM) e Cirilo Ramão (MDB), o ex-vereador Dirceu Longhi (PT) e Hamilton Salina.   

De acordo com nota encaminhada pelo MPE à imprensa, a ação é fruto de outras duas operações: a Telhado de Vidro e a Argonautas – deflagradas em 2013 em 2014 - e que investiga crimes de colarinho branco.

Investigação

O MPE apurou que em diversas licitações de anos anteriores na Câmara Municipal, empresas consideradas 'cartas marcadas' se apresentavam para a disputa e atuavam em conluio para fraudar o certame.

''Sem a devida concorrência, os valores dos contratos oriundos destes processos se faziam exorbitantes”, diz trecho da nota. Parte dos valores do esquema era repassado aos parlamentares.

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias