A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Polícia

há 4 anos

A+ A-

Dono de 'paraíso dos importados', magnata da fronteira ocultou US$ 500 mil do maior doleiro do país

Felipe Cogorno Álvarez é procurado até pela Interpol

Felipe Cogorno Alvarez, dono do Shopping China, em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, é procurado pela Polícia Federal e pela Interpol. Ele é suspeito de ocultar 500 mil dólares de Dario Messer, considerado o maior doleiro do Brasil.

O pedido de  prisão de Álvarez fez parte da Operação Patrón, desdobramento da Operação Cambio, Desligo, da Polícia Federal e Ministério Público Federal. A ação, deflagrada na manhã desta terça-feira (19), é tão complexa que o maior alvo da ação é o ex-presidente do Paraguai, Horácio Cartes.

Na decisão que autorizou as prisões - 17 preventivas e três temporárias - o juiz federal Marcelo Bretas destacou que ''de acordo com a autoridade policial, outro integrante do 'núcleo político' da Orcrim é Felipe Cogorno Álvarez, empresário ítalo-paraguaio, diretor do Grupo Cogorno, administrador do Shopping China e representante da Câmara de Comércio de Amambay, que é amigo de Najun Turner e o visita regularmente em São Paulo''.

O doleiro Najum também teve a prisão decretada, mas assim como Cogorno não foi encontrado. Dario Messer foi preso em 31 de julho deste ano, após 14 meses foragido. Enquanto era procurado pela polícia, Messer e a namorada foram acolhidos em residências no Paraguai e em Ponta Porã, diz a investigação.

O dinheiro escondido por Felipe Cogorno foi repassado pela namorada de Messer. A PF conta que no total, 20 milhões de dólares de Dario tenham sido pulverizados e ocultados, parte nos Estados Unidos e parte no Paraguai.

Doleiro

Messer é acusado de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e participação em organização criminosa. Ele teria movimentado mais de US$ 1,6 bilhão em contas que se espalharam por 52 países e que envolveram mais de 3 mil offshores (empresas e contas bancárias abertas em territórios com menor tributação).

Poderio

O Shopping China tem 86 anos de criação é um dos comércios mais procurados por brasileiros para as compras no Paraguai. A loja de  importados fica poucos metros da divisa com Ponta Porã e se destaca pelos preços mais em conta, em virtude da carga tributária no país vizinho ser menor que a brasileira.

Felipe Cogorno também tem lojas em Ciudad Del Este e Salto Del Guairá, também no Paraguai.    

Atualização em 15 de junho de 2020

Em junho de 2020, a defesa de Felipe Cogorno Alvarez conseguiu provar "erro na investigação que foi posteriormente esclarecido".

"Como prova incontestável do grande erro desta investigação, é demostrado pelo passaporte do Sr. Cogorno que ele estava viajando para fora do pais (Londres) nos dias 27/01/2019 a 13/02/2019. Isso é evidenciado pela cópia do passaporte e pelos carimbos da Direção Geral de Migrações do Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, além do Certificado de Movimento de Migração emitido pela Direção Geral de Migrações", diz nota da defesa do empresário. 

"Também quero esclarecer que o Sr. Cogorno nunca recebeu nenhuma intimação do Ministério Público do Brasil para o caso até agora", finaliza.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024