Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Polícia

Contrabando de cigarros diminuiu em 70% em MS, segundo PF

Operações de combate contribuíram para redução, alega Mazotti

31 julho 2019 - 13h25Por Nathalia Pelzl

O contrabando de cigarro diminuiu em 70% em Mato Grosso do Sul, no primeiro semestre de 2019, segundo a Polícia Federal.

A informação foi passada pelo superintendente da Polícia Federal, Cléo Mazotti, na manhã desta quarta-feira (31), após a deflagração da operação 'Trunk', contra organização criminosa especializada no contrabando de cigarros.

De acordo com o superintendente, a diminuição se deve ao aumento de operações de combate. Em números, em 2018, foram apreendidos 70 milhões de maços de cigarros contrabandeados, sendo 34 milhões por parte da PRF.

A investigação

Foi deflagrada pela Polícia Federal, a operação 'Trunk', contra organização criminosa, com participação de policiais, responsável pelo contrabando de cigarros no Brasil.

A operação tem o apoio da PRF (Polícia Rodoviária federal) e cumpriu mandados de busca e apreensão em São Paulo, Paraíba e Mato Grosso do Sul.

Os criminosos passaram a ser investigados em 2018, após a apreensão de mais de 430 mil maços de cigarros contrabandeados no Estado.

Cinco pessoas foram presas, sendo dois policiais rodoviários federais presos em serviço, um em São Paulo e outro em Dourados. Duas prisões foram em Ponta Porã - um dos lideres do grupo e sua esposa que era responsável pelo financeiro - e uma em Rio Brilhante.

Já um vereador de Paraíba – braço do esquema no Nordeste - está foragido, além de dois batedores.

Ao todo, os valores de produtos ilícitos apreendidos, em uma contagem superficial, ultrapassam as cifras de R$ 70 milhões, demonstrando o poder econômico da Organização Criminosa.