Muitas vezes, as pessoas não possuem conhecimento específico de como atuar em determinadas situações, principalmente em quando achar um artefato, um explosivo ou até mesmo uma granada. O último caso registrado em Campo Grande, na região da Vila Planalto, na tarde de sexta-feira (20).
Um morador encontrou um artefato explosivo e levou para sua residência, para depois acionar a Polícia Militar. Ele tinha conhecimento que era um artefato de festim e estava inerte, por isso levou para casa e chamou a polícia.
Mas qual o procedimento correto a ser feito nessas ocasiões?
Uma das primeiras e cruciais etapas a ser feito é acionar a Polícia Militar para ser feito o isolamento de área e verificar os riscos oferecidos pelo objeto. Nesses casos, eles estarão responsáveis por visualizar e passar as características para o BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais).
"Se encontrar um objeto que aparenta ser um artefato explosivo, deve se acionar a Polícia Militar", enfatizou o cabo Ianderson, do BOPE, ele que foi um dos responsáveis em atuar no desarme do artefato.
E quais passos devem ser seguidos ao visualizar um artefato:
- Não mexa no artefato
- Não toque no artefato
- Não retire do local
- Ligue para a Polícia Militar
"A polícia vem, faz o procedimento correto para haver segurança de todo mundo", finalizou o cabo Ianderson.