A Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande montou uma operação para apreender fios elétricos que eram prática de furto de diversos bairros da cidade. A 'Operação Ferro Velho' tinha como intuito buscar esses materiais que poderiam estar escondidos e sendo revendidos em alguns locais e ferros velhos nas regiões do Amambaí e Nhanhá.
Pelo menos duas pessoas foram levadas para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) considerados suspeitos de receptação. As duas pessoas eram um homem, de 68 anos, e uma mulher, de 48 anos.
No local onde o homem foi abordado pelas equipes funcionava um ponto de compra de materiais recicláveis. Em uma pequena varredura, os guardas encontraram uma moto serra, parcialmente desmontada e um amontado de fios elétricos, que no total, pesaram 6 kg.
o proprietário não soube identificar a origem dos produtos, apenas afirmou que um cidadão, possivelmente usuário de drogas, esteve no local antes do início da operação e chegada da equipe da GCM, tentando vender os produtos
O homem relatou que recusou a compra, fazendo com que o cidadão deixasse o material no local e dizendo que buscaria novamente mais tarde, o que não aconteceu.
No segundo lugar vistoriado pela operação, o espaço foi notificado e lacrado, pois a mulher não sabia de onde era os fios que estavam no local. Conforme o boletim de ocorrência, os fios estavam queimados e com vários pedaços pequenos, e na pesagem, o total ficou em 24,8 kg de fios em dois sacos de lixo.
Participaram da operação pelo menos 13 guardas, 3 policiais da Derf, 2 funcionários da Semadur, 2 pessoas da Vigilância Sanitária.