Teve início esta semana em Campo Grande, nas dependências da Acadepol – Academia de Polícia Civil, o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária/2015, realizado pelo Governo do Estado, através da SEJUSP (Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária), com o apoio da Secretária Nacional de Segurança Pública – SENASP.
Na capacitação serão ministradas as disciplinas de Direitos Humanos, Gestão pela qualidade na Segurança Pública, Mediação de Conflitos, Mobilização Social e Estruturação dos Conselhos Comunitários de Segurança e Relações Interpessoais.
Com carga horária de 40h/a, o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária terá suas atividades desenvolvidas até sexta-feira, 24, tendo 42 participantes integrantes das Polícias Militar e Civil, Guarda Municipal e Bombeiro Militar.
O objetivo é capacitar os profissionais de segurança pública na doutrina de Polícia Comunitária, sedimentando cada vez mais a integração entre as instituições e destas com a comunidade, para que juntas possam identificar, priorizar e buscar soluções para resolverem os problemas, nas questões de segurança, com uma visão preventiva, e quando necessárias ações reativas.
Segundo o Coordenador Estadual de Polícia Comunitária, Cel PM Carlos de Santana Carneiro, “a Polícia Comunitária é o policiamento mais sensível aos problemas de sua área, identificando todos os problemas da comunidade, que não precisam ser somente os de criminalidade. Tudo o que possa afetar as pessoas passa pelo exame da Polícia. É uma grande parceria entre a polícia e a comunidade com foco na inteligência e prevenção da criminalidade, através da integração e participação comunitária”.
Serviço
Para mais informações sobre os cursos acesse o site: www.policiacomunitaria.ms.gov.br ou entre em contato com a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária pelo telefone 3318-6800.